• Flora Júnior

5 Curiosidades Sobre Cacau

O cacau é um fruto derivado de uma árvore chamada cacaueiro, originado da Bacia do rio Amazonas, na América do Sul.


Muitos de vocês devem conhecê-lo por conta da sua utilização na produção do famoso chocolate. Porém, além dessa delicia que ele proporciona para gente, o cacau tem uma série de curiosidades muito interessantes!


Imagem de AlexanderStein via Pixabay


Ficou interessado? Vem plantar essa ideia com a Flora!

1- Você sabia que um cacaueiro pode durar até 200 anos?


Pois é, na Bahia há cacaueiros com mais de 100 anos na região, porém, a duração máxima dessa árvore chega aos 200 anos. Sua produção começa no terceiro ano e no seu sexto ano já pode ser produzido economicamente, podendo chegar a 12 metros de altura, com um fruto que mede entre 12 a 14 centímetros de comprimento.


Imagem de Mbonamico, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


2 - Os americanos são os que mais consomem chocolate do mundo!


O fato de o Cacau ser matéria-prima na produção de chocolate, faz com que ela chegue em cerca de 3,8 milhões de toneladas de grãos de cacau nessa região, essa quantidade tem o objetivo suprir com grande parte da produção do chocolate dessa parte do mundo.

3 - O cacau é ótimo para saúde!


Não só de chocolate vive o ser humano. O cacau apresenta uma série de benefícios a saúde como: melhora no humor (vamos de aumento de serotonina), combate ao colesterol, redução da pressão arterial e ainda ajuda no coração, na saúde respiratória, entre outros.


4 - É possível aproveitar 100% do fruto


Desse fruto tem como aproveitar tudo, sua casca pode virar farinha para a alimentação de peixes, bovinos, aves e suínos, sua polpa pode ser preparada na forma de sucos e suas sementes vão dar origem a chocolates deliciosos.


5 - O cacau já valeu mais que ouro e prata, acredita?


Isso aconteceu quando os primeiros navios espanhóis chegaram na América do Sul, e perceberam que o ouro e a prata não eram tão valorizados pelos índios como o cacau, isso se deu ao fato do cacau ser uma das oferendas mais importantes para os deuses maias.


Podemos concluir que o Cacau não é só bom para fazer chocolate, além de ser ótimo para saúde, possui uma história muito interessante.



Gostou do tema? Compartilha com a família e amigos! Temos vários temas interessantes no nosso blog, não perca tempo e vai dar um conferida. Para não perder nenhum daqui pra frente, se inscreve no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo