top of page

5 DICAS PARA CONSERVAÇÃO DO SOLO

Atualizado: 27 de jan. de 2021


A Flora Júnior separou 5 dicas que vão te ajudar na conservação e melhora significativa das características físicas e químicas do seu solo.


#1 NÃO DEIXE DESCOBERTO. A palhada é muito importante para o solo, ela auxilia no controle de ervas daninhas (diminuindo a frequência de roçadas e capinas), mantém a umidade no solo (fazendo com que você precise irrigar menos) e também serve como aporte de matéria orgânica, fundamental para melhorar os atributos físicos e químicos do solo. Manter a palhada e cobertura do solo são ótimas alternativas para proteger o solo de sua área.


#2 CALAGEM E ADUBAÇÃO SÓ COM ANÁLISE DE SOLO. A adição no solo de nutrientes, adubos e corretivos em geral é feita quando diagnosticada a deficiência. Muitos pensam que não, mas o excesso de nutrientes pode, além de gerar gastos desnecessários, ser tóxica ao cultivar e tornar o solo infértil. Para isso é necessária que antes da aplicação de adubos e corretivos seja feita uma análise do solo correlacionada com a necessidade cultural, de forma a oferecer a quantidade ideal que vai permitir a máxima produtividade de sua área.


#3 INCORPORE MATÉRIA ORGÂNICA. O uso de matéria orgânica no solo sempre é um grande aliado na melhora dos atributos físicos e químicos do solo. Sua origem pode ser animal, como esterco bovino e cama de aviário, por exemplo, ou vegetal, como resíduos de poda e de culturas, serragem, cascas, etc. Dependendo das características de cada componente incorporado características desejáveis podem ser acrescentadas ao solo, como melhor retenção e disponibilidade de nutrientes para as plantas, maior aeração do solo e formação de agregados. Sempre que possível incorpore matéria orgânica no solo, com o tempo até seus gastos com adubação podem diminuir!


#4 IRRIGUE O SUFICIENTE. O excesso de água adicionada ao solo pode gerar graves danos ambientais e econômicos. Solos arenosos podem facilmente sofrer lixiviação dos nutrientes, aumentando significativamente os gastos com adubação e contaminando o lençol freático da região. Já solos argilosos podem com o excesso de água ter problemas com drenagem e levar a morte de toda uma cultura. Além disso o uso de água deve ser regulado conforme a necessidade hídrica dá época do ano e da cultura. Todo esse cuidado vai refletir diretamente na qualidade e nos custos da sua produção.


#5 SAIBA QUAL ÁGUA USAR. A qualidade da água de irrigação é fundamental para conservação da qualidade do solo, principalmente nos seus atributos químicos. O uso de água dura, salobra ou contaminada pode causar problemas bastante custosos de ser resolver no campo, chegando até a inviabilizar ou matar certas culturas.


Como a Flora pode te ajudar?


#A FLORA FAZ ANÁLISE DE SOLOS, ferramenta indispensável para correta recomendação de adubação no seu solo.


#A FLORA FAZ ANÁLISE DE ÁGUA. Para saber se sua água é própria para utilização em seus plantios essa ferramenta é fundamental.


#A FLORA FAZ RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADAS. Para solos que estão descobertos ou que já estão degradados oferecemos projetos personalizados de RAD, melhorando os atributos químicos e físicos do solo, o mantendo pronto para sua floresta ou plantio.

741 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page