• Eduarda Francisco Pires

A Importância das Árvores Urbanas


As árvores urbanas compõem o cenário das cidades e podem estar plantadas em calçadas, canteiros ou jardins, elas podem ser vistas em vários ambientes diferentes, contribuindo para a melhoria da saúde dos moradores, além de embelezarem a cidade com suas cores. Os centros urbanos apresentam um clima mais quente ocasionado pelas “ilhas de calor”, que são causadas pelo excesso de asfalto, concreto e poluição atmosférica, além disso, a maioria não apresenta áreas verdes que possam amenizar o calor e fazerem sombras. Porém, com um bom plano de arborização urbana, as arvores vão fazer uma grande diferença, possibilitando a diminuição da temperatura, luz, umidade, ademais, conseguem interceptar a água nas cidades, evitando enchentes. Temos que enfatizar a importância de um bom plano de arborização urbana, pois é preciso um estudo detalhado para que nenhuma árvore atrapalhe ou prejudique qualquer morador, e para que elas sejam plantadas da forma correta, é preciso buscar profissionais capacitados que vão estudar a área e as espécies necessárias para aquele ambiente. É de suma importância estudar o crescimento das espécies escolhidas para que elas não danifiquem fiações elétricas; avaliar suas raízes, evitando que tubulações de água e esgoto sejam estourados; não plantar árvores frutíferas que produzam frutos pesados já que podem cair em carros ou pessoas, além do mau cheiro e a sujeira que eles vão ocasionar; não plantar espécies que possuem espinhos, para que nenhum pedestre se machuque.


Listamos algumas espécies de arvores que são recomendadas para serem plantadas em ambientes urbanos, mas é claro, que ainda é preciso fazer uma análise do local, avaliando possíveis problemas!

  • Noivinha: Euphorbia leucocephala

  • Manacá da Serra: Tibouchina mutabilis

  • Extremosa ou Resedá: Lagerstroemia indic

  • Candelabro: Erythrina speciosa

  • Jabuticabeira: Eugenia cauliflora

  • Escova-de-garrafa: Callistemon ssp

  • Amoreira-preta: Morus nigra

Não podemos negar que viver em um ambiente mais arborizado é bem melhor para nossa saúde, pois evitamos estresses com o calor e a exposição excessiva ao sol, além do ótimo visual que presenciamos entre idas e vindas do trabalho, escola ou shopping. Gostou do tema? Compartilhe com todos os seus amigos! Mostre para eles os benefícios das árvores para o nosso dia a dia. Para não perder nenhum post, se inscreva no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo