• Flora Júnior

A influência da Amazônia sobre a quantidade de água das cidades

Atualizado: Out 24

A destruição da Amazônia segue em ritmo acelerado no Brasil. Dados de monitoramento por satélite divulgados no mês de julho, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou 34% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A região está tão degradada que até mesmo um pequeno aumento no desmatamento poderia levar a floresta a uma transição para algo parecido com uma savana, de acordo com uma análise feita no começo deste ano por dois especialistas. Sabia que esse desmatamento afeta os ciclo das águas?


Vem com a flora! vamos explicar tudo sobre o desmatamento da Amazônia e sua interferência na quantidade de água nas cidades!


As florestas afetam a saúde dos recursos hídricos por meio de sua influência nas chuvas, mas também tem importância a sua relação com as águas subterrâneas.


A Amazônia influencia o ciclo da água em uma escala regional e, talvez, até global. Quando a umidade sai do Oceano Atlântico, ela cai na floresta como chuva. Essa água é absorvida pelas raízes profundas, depois se move pelas plantas e pela superfície das folhas antes de retornar à atmosfera.


Toda essa água então se move como um rio gigante que flui no céu, caindo como chuva e depois evaporando. Por fim, a floresta produz pelo menos metade da sua própria chuva.


Então, se a floresta Amazônia, que é uma grande responsável por esse ciclo da água, está sendo desmatada, a vegetação está sendo degradada, o ciclo é afetado. Provocando mudanças climáticas, secas, redução da injeção de vapor de água na atmosfera e alteração do balanço de energia e, consequentemente, modificação dos padrões de precipitação na região.


Essa água da chuva que é responsável pelo abastecimento de reservatórios que abastecem as cidades. Deu para entender a relação da destruição da Amazônia com o abastecimento de água nas cidades né? Então vamos preservar não só a Amazônia como todas as nossas florestas.

Gostou do artigo? Compartilha com os amigos! E Não deixe de acompanhar a Flora nas redes sociais. Estamos sempre nos atualizando e buscando temas incríveis para vocês!

7 visualizações
VOLTE SEMPRE!

A Flora Jr. é uma empresa júnior, sem fins lucrativos, visando sempre fomentar o empreendedorismo entre os alunos de Engenharia Florestal da UFRRJ, além do bem-estar dos nossos clientes através de projetos realizados com maestria e a um baixo custo. Você faz parte dessa história!

NOSSOS PRINCIPAIS SERVIÇOS:

- Inventário Florestal

- Consultoria Ambiental

- Restauração Florestal

- Análise de Água

- Educação Ambiental

- Horticultura

- CAR

ENCONTRE-NOS:

UFRRJ - Rodovia BR 465,

Km 07, s/n - Zona Rural,

Seropédica - RJ, 23890-000

 

(21) 97218-9442

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

© 2019 Flora Jr. | Alguns direitos reservados.