Bioetanol: A nova geração
O etanol da 2ª geração pode ser visto como um grande salto na tecnologia sustentável, caminhando em direção a um mundo mais verde. Mas até que ponto vai tamanha sustentabilidade?
Quer saber mais sobre o assunto? Só arrastar para baixo!
Com a realidade do mundo atual, ocorre o aumento da necessidade de desenvolver combustíveis alternativos ao tradicional - oriundo do petróleo - e reduzir a emissão de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente, além de se realizar isso de forma viável do ponto de vista econômico.
O que Bioetanol?
O nome "bioetanol" compreende o etanol obtido através da utilização da celulose-biomassa como matéria-prima. Sua produção se dá a partir dos resíduos descartados do processo de produção do etanol de primeira geração (1G).
Vantagens e Desvantagens
No Brasil, destaca-se como matéria-prima em especial os resíduos de cana-de-açúcar (palha e bagaço), mas também podem ser utilizadas resíduos de trigo, milho e beterraba. O etanol de segunda geração (2G) vem ganhando cada vez mais força e se destaca por ser uma tecnologia inovadora, mais natural e mais limpa, principalmente quando comparada aos combustíveis de primeira geração.
Em meio a tantas vantagens, uma grande parte da população chama a atenção para outra grande problemática acerca do Etanol 2G: A matéria-prima utilizada na fabricação do bioetanol poderia ser destinada à alimentação de diversas pessoas, ressaltando a necessidade de se estabelecer prioridades sociais. Além disso, a "oposição" também reforça que as áreas de plantio da matéria-prima deveriam ser substituídas pelo cultivo de outros gêneros alimentícios, novamente com o intuito de priorizar a população em situação de vulnerabilidade e fome.
De fato, ambas vertentes têm pontos fortes e de grande relevância ambiental e social e de grande impacto no nosso país e no mundo, principalmente para as futuras gerações, o que nos leva a pensar: Qual será o meio-termo para solucionar tais problemáticas? De que forma o avanço da tecnologia pode caminhar ao lado da população e do meio ambiente?
Em suma, cabe a nós enquanto sociedade contribuir para o avanço conjunto da ciência, da saúde, das pessoas e claro, do meio ambiente, buscando sempre a melhor alternativa e visando um futuro melhor e mais verde.
__________
Gostou?!
Curte, compartilha e continue acompanhando os conteúdos da Flora!
_____________________________________
Referências Bibliográficas
Comentarios