top of page

Celulose e suas Inúmeras Funções

A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo encontrado em abundância nas plantas, portanto, comum na natureza. Consiste em até 50% de composição de madeira.


A celulose se destaca por ser um carboidrato insolúvel e resistente a diversas reações químicas. Além disso, é um dos principais componentes da parede celular vegetal e representa cerca de 30% da matéria seca nas paredes primárias e de 50% a 80% nas paredes secundárias.

Nas paredes celulares, a celulose é encontrada na forma de microfibrilas. Essas microfibrilas são várias cadeias de celulose agregadas lateralmente por meio de ligações de hidrogênio. As microfibrilas são geralmente compostas por cerca de 36 moléculas de celulose.


Fonte: Wikipédia


Importância Natural e Industrial


A celulose faz parte da parede celular, garantindo a rigidez, pois forma um grande sistema de fibras entrelaçadas. Apesar de ser composta do mesmo composto do amido, a celulose não é utilizada como forma de energia para a planta.


Na indústria a celulose é processada para a fabricação de diversos itens que utilizamos no dia a dia, dentre esses itens podemos citar: o papel, cápsulas de medicamento, creme dental, fraldas descartáveis, maquiagens e sorvete. Podendo sofrer outros tipos de tratamentos e ser utilizada para a produção de plásticos, entre outras coisas.


O setor de celulose e papel é bastante eficiente no mercado no brasileiro e sua alta competitividade é explicada principalmente por condições favoráveis ​​de clima e solo, facilitando assim o alto investimento em florestas plantadas para a produção de celulose.



Referências Bibliográficas




59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page