• Eduarda Francisco Pires

Como Anda Sua Educação Ambiental?

Primeiramente vamos te lembrar o que é Educação Ambiental...


Ela busca desenvolver uma consciência voltada para a preservação do meio ambiente. Seu objetivo é estimular as pessoas a buscarem soluções para os problemas ambientais existentes, ela cria um sentimento de preocupação e cuidado com o mundo verde. Na qual, teve início na Europa, em 1992, hoje conta com diversas escolas e alunos em todo o mundo aprendendo seus ensinamentos.



A importância da educação ambiental


O mundo vem passando por muitas devastações feitas pelo o ser humano, é de extrema importância que essa geração passe por uma educação ambiental, a fim de preservar recursos para as próximas gerações. Essa educação ensina as práticas corretas ecologicamente e incentiva o uso controlado dos recursos naturais. No Brasil, ela é lei desde 1999, é dever das escolas ensinarem métodos de reciclagem e conscientizar alunos sobre a importância do uso equilibrado dos recursos naturais.



A natureza é essencial para vida do ser humano, por isso todo país precisa de políticas públicas que prezem pela preservação e uso racional dos recursos existentes, mas isso não se limita a leis, é dever de cada indivíduo fazer a sua parte nesse processo. Por conta disso, é essencial que a educação ambiental seja direcionada a todos os públicos, que ela não aconteça somente em ambientes acadêmicos, pode ser transmitida em qualquer lugar onde se tenha uma comunicação válida e clara, em relação a preservação do meio ambiente.


Onde pode ser aplicada a Educação Ambiental?


Em qualquer ambiente, em escola, empresas, dentro de casa, entre outros. Esse tipo de educação busca por uma conscientização coletiva, que todos possam ter consciência de suas responsabilidades e deveres, em relação ao uso racional dos recursos naturais.


Tipos de Educação Ambiental


Pode ser de duas formas: formal e informal. A formal faz uso do processo educativo por meio de uma instituição de ensino, através de matérias curriculares, com uma estrutura definida. A informal é exercida pelo meio social em contato com espaços públicos e privados, podendo ser realizada em comunidade e empresas.


Como podemos fazer a nossa parte?


Além de realizar práticas corretas ecologicamente, também podemos atuar como fiscais. O uso racional está sendo realizado dentro da sua casa ou em seu ambiente de trabalho? Em certos momentos é válido passar mensagens de alerta que estimule um novo pensamento sobre o meio ambiente para as pessoas que estão ao seu redor, pois também é uma forma de construir conhecimentos voltados para a conservação do mundo natural.


Além disso, não podemos esquecer de transmitir informações sobre esse assunto. Pode ser através dicas, curiosidades, reportagens e artigos, essas informações mesmo que muitas vezes sejam simples, fazem a diferença. Por isso perguntamos, como anda sua educação ambiental?

 

Conheça nosso portfólio e veja o que Flora pode por você!


Acesse: https://www.florajunior.com/portfolio


 

Gostou do conteúdo? Compartilha com os amigos e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos sempre nos atualizando e trazendo temas incríveis para você! Acompanhe a gente se inscrevendo no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".


Fontes:

Fia.com.br - Educação Ambiental: O que é, Conceitos e Significado. Acesso em 28 de junho, 2021.

Fragmaq.com.br - Saiba o que é e qual a importância da educação ambiental. Acesso em 28 de junho, 2021.

Biomania.com.br - Educação ambiental formal e não formal. Acesso em 28 de junho, 2021.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo