top of page

Controle de Pragas Florestais


 

1. O que são pragas florestais?


As pragas florestais geralmente são insetos que trazem algum tipo de dano às áreas de florestas, esses seres são capazes de causar grande devastação em plantações agrícolas trazendo malefícios para os produtores e agricultores das regiões. Para que o combate a esses seres seja eficiente é necessário que se desenvolvam mecanismos para facilitar o controle dessas pragas.


2. Tipos de controle de pragas

Existem diferentes meios de efetuar um combate a essas pragas florestais. Os principais controles para realização desses métodos são: controle biológico clássico, controle químico, legislativo, silvicultural e monitoramento tecnológico.


  • Controle biológico clássico: Envolve a importação de predadores naturais da praga e a liberação dos mesmos nas áreas afetadas, após passar por um processo de quarentena, que não torne a espécie importada em um risco para a floresta, esses predadores atuam no combate a praga agrícola da região.

  • Controle químico: Esse é o controle aplicado que consiste na adição de produtos químicos que podem ser eficientes nesse combate, porém, é necessário que se tenha um controle sistematizado, que é realizado somente em determinada época do ano, geralmente em períodos de seca, antes de se desenvolver o plantio.

  • Legislativo: É um método que se baseia em leis, decretos e portarias, que podem ser federais ou estaduais, e obrigam o comprimento de medidas de controles.

  • Silvicultural: Pode ser utilizado gradualmente, utilizando espécies alternativas que sejam mais resistentes a esses seres, plantios multiclonais ou uma mistura de espécies nas áreas de cultivo.

  • Monitoramento tecnológico: Consiste no uso de drones, é aos poucos implementado de forma a buscar quais os pontos principais de ocorrência das pragas em determinada região da floresta, tornando-se mais fácil a identificação dessas áreas afetadas e um melhor combate a essas pragas.


Imagem 1: Drones sendo utilizados no controle de pragas no campo

3. Qual a importância do combate a essas pragas florestais?

É necessário que se tenha um controle dessas pragas para que às áreas de florestas não sejam gravemente afetadas, a utilização dessas técnicas que ajudam no combate a esses seres são de suma importância para estabelecer uma proteção as áreas florestais e agrícolas. Estabelecendo uma melhor produção das plantas, desenvolvimento dos solos e uma prosperidade das nossas florestas.


 

Gostou do artigo? Acompanhe a gente se inscrevendo no nosso blog através do botão"Login/Registre-se".


Fontes:

FLORESTAL.REVISTAOPINIÕES. Acesso em 13 de maio, 2021;

EMBRAPABR. Acesso em 13 de maio; 2021;

CORREDORECOLÓGICO. Acesso em 13 de maio, 2021;








28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page