top of page

Entrevista com o membro: O que é ser um líder?



Nome: Giovanna de Souza Lima

Idade: 24 anos

Período: 10º

Cargo na empresa: Diretora de Projetos


Trajetória na empresa: "Quando tentei o processo seletivo da Flora meu principal objetivo era amadurecer como pessoa e profissional, estávamos em época de pandemia, as atividades

eram restritas e eu sentia necessidade de estar integrada ao curso e a comunidade de alunos. Para minha felicidade, consegui entrar na Flora no processo seletivo de 2021.2 como assessora de marketing, período que acredito ter sido essencial para todo o meu desenvolvimento, pois pude trabalhar minha comunicação, gestão de tempo e criatividade. Pela metade de 2022 houve a minha mudança de setor para o de projetos, pois precisava me desafiar. Hoje, sou a atual diretora de projetos, cargo que assumi em 2023."


Fale sobre algumas curiosidades sobre você:

"Meu nome é Giovanna, devida a uma homenagem prestada ao meu avô, Giovanni, assim como o dia em que nasci, 06/05 a mesma data que minha avó. Duas pessoas que não tive privilégio de conhecer, mas representam grande importância na minha história.


Morei em Manaus por 2 anos, período que me agregou muito como pessoa, além de uma cidade muito boa, tive a oportunidade de conhecer pessoas mais incríveis ainda que me ensinaram muito sobre amizade e me ajudaram no processo de adaptação.


Tenho 2 cachorros, woody com 10 anos SRD e o Hércules com 3 anos da raça Rottweiler. Quando criança todos achavam que eu iria cursar Literatura, devida a minha facilidade com a escrita e leitura, mas no ensino médio meu principal foco de graduação era psicologia, o que eu acreditava ter aptidão no momento. A ideia em fazer engenharia florestal era apenas esperar abrir o novo período de matrícula para mudar de curso. Porém a paixão me pegou e não pude resistir, hoje tenho plena certeza do que gostaria de fazer no futuro como profissional, ser engenharia florestal."


Para que você está na liderança? Qual o propósito maior disso e na sua visão o que é ser um líder?


"Desde o primeiro dia na Flora tive sentimento de dono pela empresa, entendendo que minha contribuição faz diferença. Escolher um cargo de liderança não é uma tarefa fácil, pelo menos, não para mim. Sair da zona de conforto é um processo cansativo e que nos faz duvidar até do que temos certeza, esse é um dos principais motivos que me fizeram chegar hoje no cargo que estou, a tentativa contínua de mudança e aperfeiçoamento, desenvolver minha resiliência e entender meus pontos fracos e fortes trabalhando em equipe.

Tenho muito orgulho de toda a minha trajetória na flora, acredito que vou sair plena de que consegui lapidar o diamante bruto. A vida é um completo a aprendizado, e todas as experiências que tive, amizades que fiz, dificuldades e incertezas, me moldaram como líder e pessoa.

A liderança não é sobre individualismo e sim pluralidade. Ser

líder, além de incluir toda burocracia de gerenciar, instruir e direcionar a equipe em prol de um objetivo em comum. Também incluí saber ser humano, aprender a ter empatia, boa comunicação, inteligência emocional, possuir visão crítica para solucionar problemas e o principal, aprender a trabalhar em equipe.


Reconhecer a importância do outro é essencial para o andamento do processo, entender que todos possuem funções que nos fazem alcançar o propósito definido, mas para isso a equipe precisa ter alguém que acredite neles, preserve um bom clima organizacional e os inspire a continuar a trabalhar juntos."
















 

Gostou da entrevista? Acompanhe a gente se inscrevendo no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page