top of page

Entrevista com Professor Hugo Barbosa - Inventário Florestal.

Atualizado: 14 de out. de 2020


O gerenciamento de recursos naturais é de extrema importância no ramo corporativo. Por isso, ferramentas como o inventário florestal são essenciais para administrar recursos, especialmente, florestais. Por meio dele se obtém características quantitativas e qualitativas da floresta e de outras áreas derivadas.








Convidamos nosso professor de Inventário Florestal, Hugo Barbosa Amorim, para falar um pouco sobre o assunto! Este que tem ampla experiência na área de mensuração florestal, inventário florestal, biometria florestal e dendrometria. Acompanhe a seguir:




Entrevistador: O que é Inventário Florestal, e qual seu principal foco no Rio de Janeiro?


Hugo: O inventário florestal é a informação fundamental que toda pessoa precisa quando quer mexer em qualquer floresta, mesmo que seja a arborização urbana, para se fazer isso de maneira profissional você tem que ter o inventário, um censo da vegetação. Aqui no estado do Rio de Janeiro, nosso maior mercado de trabalho está todo ligado ao licenciamento ambiental. Então, sempre que se quer suprimir a vegetação, deve-se realizar um inventário florestal da área para conseguir autorização.


E: Quais as competências necessárias para trabalhar com Inventário Florestal?


H: As competências que as pessoas precisam ter é conhecer a toda teoria do inventário, saber utilizar o GPS e o Sistema de Informação Geográfica (SIG), saber processar os dados no Excel, e caso queria agregar algo a mais, se capacitar em identificação botânica.



E: Qual dica que você pode dar aos seus alunos?


H: Como professor dessa disciplina eu dou as informações que são importantes para o mercado de trabalho. Porém, entendo que com uma poção de disciplinas que o formando aqui tem que cumprir, nem sempre é possível dar a mesma atenção para todas. Então, para aqueles que desejam investir nesse ramo, recomendo que participem do máximo de atividades de campo, que são oferecidas dentro e fora da universidade, para que possam pegar experiência e trabalhar com sabedoria.

 

A Flora Júnior possui conhecimento técnico, experiência e equipe qualificada para oferecer o serviço de Inventário Florestal com a qualidade e a confiança que você merece!


Não perca tempo, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!



153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page