• Flora Júnior

Importância da Mata Ciliar

Atualizado: há 5 dias



As matas (ou florestas) ciliares são um tipo de vegetação que circunda os cursos de água (rios, lagos, riachos, córregos, etc.). Recebem esse nome, pois está associado aos cílios, os quais protegem nossos olhos. Considerado pelo Código Florestal Federal como área de preservação permanente, com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.


Agora que já demos uma introdução do que é uma Mata Ciliar, vem com a gente e conheça sua importância!


A retirada das matas ciliares vai diminuindo o curso dos rios e lagos provocados pela erosão, que consequentemente leva ao processo de assoreamento.


Esse processo afeta o ecossistema aquático levando a mortandade de seres aquáticos e, na pior das hipóteses, extinguir algumas espécies. Além dos seres aquáticos, os pássaros e mamíferos que se alimentam e habitam esses lugares podem sofrer com o desmatamento.


As matas ciliares possuem uma grande importância para o equilíbrio do ecossistema, evitando o assoreamento dos rios (isso ocorre porque as raízes das plantas no solo impedem que ele fique desprotegido, sendo uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada de luz solar), bem como a erosão fluvial, visto que auxiliam no processo de umidificação do solo, equilíbrio dos fluxos de água e dos nutrientes.


Além disso, também funciona como um filtro do ambiente ao redor dos rios, evitando ou diminuindo a presença de sedimentos trazidos com a água das chuvas e da poluição em forma de lixo. A qualidade da água e da biodiversidade de um rio com mata nativa em suas margens é muito maior do que aqueles onde as margens foram degradadas.

As matas ciliares também atuam evitando as pragas nas lavouras, a ausência ou redução da mesma provoca o aparecimento de pragas e doenças nas lavouras e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.


Ficou claro a importância da mata ciliar para o equilíbrio dos ecossistemas? Então preserve.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais e fique atento que logo postaremos sobre outros temas interessantes como esse!

9 visualizações
VOLTE SEMPRE!

A Flora Jr. é uma empresa júnior, sem fins lucrativos, visando sempre fomentar o empreendedorismo entre os alunos de Engenharia Florestal da UFRRJ, além do bem-estar dos nossos clientes através de projetos realizados com maestria e a um baixo custo. Você faz parte dessa história!

NOSSOS PRINCIPAIS SERVIÇOS:

- Inventário Florestal

- Consultoria Ambiental

- Restauração Florestal

- Análise de Água

- Educação Ambiental

- Horticultura

- CAR

ENCONTRE-NOS:

UFRRJ - Rodovia BR 465,

Km 07, s/n - Zona Rural,

Seropédica - RJ, 23890-000

 

(21) 97218-9442

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

© 2019 Flora Jr. | Alguns direitos reservados.