top of page

Incêndios no Pantanal: Venha saber mais sobre essa tragédia

Atualizado: 14 de out. de 2020



 

Vocês provavelmente estão ouvindo falar dos incêndios que estão ocorrendo no pantanal, devastada por um dos piores incêndios da sua história. Mas você saberia o que acarretou esse incêndio que já devastou 10,3% de sua cobertura vegetal? Quais são as consequências desse desastre ambiental?


Vem com a gente que vamos explicar tudo para vocês!


O fogo já atingiu mais de 2,9 milhões de hectares do Pantanal, segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Esse número representa 19% do bioma no brasil.


No primeiro semestre desse ano o rio pantanal apresentou o menor nível em quase cinco décadas, teve pouca chuva, desmatamento cresceu bastante e os incêndios aumentaram. Devido ao período de seca, costuma-se haver queimadas que, por causa do clima quente e do vento, se alastram pela região. Entretanto, especialistas afirmam que a grande maioria dos incêndios que têm ocorrido no Pantanal são causados pela ação humana.


O governo de Mato Grosso informou que cinco perícias realizadas no Pantanal apontam ação humana como causa das queimadas na região. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que os incêndios aumentam mais de 220% este ano. O total de focos registrados este ano é superior a 7 mil, resultado recorde para a área. Segundo as perícias já realizadas no Pantanal, foram identificados focos a partir de queima intencional para criação de pastos, incêndios causados por acidentes na rodovia, problemas técnicos em máquinas agrícolas e fogueiras usadas para extração de mel silvestre.


A maior causa do aumento do desmatamento é o agronegócio. Um levantamento do Instituto SOS Pantanal aponta que cerca de 15% da área do Pantanal foi convertida em pastagem. Além disso, ocorreu um aumento da plantação de grãos, o que também resultou no desmatamento do bioma.


E quais são as consequências dessa tragédia?


As queimadas afetam a tanto a flora quanto a fauna, com a perda da biodiversidade de ambas. Provoca a morte de animais, por queimaduras, intoxicações. As mortes desses animais estão entre as mais graves consequências das queimadas, pois, além de ser uma grande perda biológica, há o desequilíbrio na cadeia alimentar do bioma. Aumentam o índice de gases que ajudam no efeito estufa; e contribuem para o aquecimento do planeta Terra, além de serem geradores diretos de diversas doenças respiratórias em humanos.


Outras sequelas das queimadas são: o empobrecimento dos solos, a alteração significativa no regime de chuvas e ciclo natural da água, na drenagem de rios, bacias de inundação, lagos e lagoas, no equilíbrio climático da região.


Áreas que passam constantemente por incêndios têm perda na composição, na estrutura da vegetação e, consequentemente, significam perda de hábitats para os animais e, de acordo com especialistas, a regeneração do pantanal pode levar em torno de 50 anos, por isso devemos combater as queimadas e preservar esse grande bioma que é o pantanal.


 

Gostou do artigo? Compartilha com os amigos! E Não deixe de acompanhar a Flora nas redes sociais. Estamos sempre nos atualizando e buscando temas incríveis para vocês!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page