• Flora Júnior

Mitos e verdades sobre o Eucalipto

Atualizado: Out 15



Pertencente à família Myrtaceae e nativo da Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania, o eucalipto é cercado de polêmicas que tomaram forma desde a década de 60, devido ao insucesso das primeiras experiências de reflorestamento feitas com a espécie. Com isso, muitas afirmações sem fundamento tomaram conta do conhecimento popular e dos meios de comunicação que começaram a ver o eucalipto como um grande vilão.

Mas, primeiramente, quem é o Eucalipto?


Com mais de 700 espécies reconhecidas botanicamente, as espécies do gênero Eucalyptus encontram no Brasil, condições ideais e especiais para crescimento, produção e reprodução. Possuem propriedades físicas e químicas diversas, que fazem com que o eucalipto seja usado para diversas finalidades, como lenha, carvão vegetal, celulose e papel, medicamentos, entre outros. Tendo o eucalipto uma grande importância comercial na economia brasileira.


Enquanto uma árvore de eucalipto demora quase 20 anos para crescer na Europa, em climas tropicais, como no Brasil, cresce em cerca de 7 anos, por isso os plantios são economicamente viáveis. E além de crescerem rápido e gerarem produtos comerciáveis como madeira e carvão vegetal, eles também sequestram os danosos gases CO2, gases que em abundância contribuem para o aquecimento do planeta.

Polêmicas esclarecidas


Abaixo, desmistificamos algumas das crenças mais populares persistentes em nossa sociedade sobre o eucalipto.

Mito: O eucalipto seca o solo.


Fala-se muito que o eucalipto seca o solo, mas na verdade as raízes do Eucalyptus exploram e absorvem principalmente água das camadas mais superficiais do solo (geralmente até 2,0 metros) e não retiram água do lençol freático pois suas raízes não chegam a essa profundidade. Importante lembrar também que o consumo de água dos plantios de eucalipto é semelhante ao de florestas naturais.

Mito: O eucalipto empobrece o solo.


Outro mito muito popular é relacionado ao solo, pois se houve muito falar que o eucalipto empobrece o solo, e na verdade, comparado com a agricultura, que tem ciclos anuais, o eucalipto tem ciclos longos, aproximadamente sete anos e durante esse tempo, ele atua em benefício do solo, protegendo-o e contribuindo com a melhoria de sua drenagem, aeração e capacidade de armazenamento de água.

Mito: O eucalipto prejudica a biodiversidade


Para desmistificar isso, é preciso falar do setor de florestas plantadas que possui um compromisso muito sério com a manutenção da biodiversidade. As florestas nativas são respeitadas e as florestas de eucalipto são feitas em consórcio com a reserva nativa. E o local torna possível a formação de corredores ecológicos, que favorecem a presença de fauna e flora diversificada. Além disso, em áreas desmatadas a implantação de uma floresta de eucalipto resultará em um aumento considerável da biodiversidade.

Mito: O eucalipto prejudica as comunidades vizinhas


É falado que florestas de eucalipto são prejudiciais as comunidades, sobretudo as comunidades vizinhas. Engana-se quem acha que uma floresta de eucalipto é prejudicial as comunidades do entorno ou que prejudica a economia da região. Na verdade, é o oposto, pois as florestas de eucalipto geram dezenas de empregos de forma direta e indireta.


Tanto os viveiros onde são produzidas as mudas quanto a manutenção da própria floresta em desenvolvimento necessitam de mão de obra qualificada, também proporcionando a essas pessoas a oportunidade de aprender uma profissão.


Além disso, na localidade em que uma floresta plantada se estabelece há investimento em infraestrutura, pois é requerido, por exemplo, estradas em boas condições. Com isso, todos que utilizam a estrada são beneficiados. Sendo este apenas um exemplo, dentre os inúmeros possíveis de como a floresta de eucalipto pode auxiliar na região que está inserida.


E agora? Conseguiu sanar suas dúvidas sobre esse assunto tão polêmico? E já está mais confiante para implementar aquela ideia de um plantio de eucalipto na sua propriedade? Saiba que pode contar com a Flora Jr para isso, estamos sempre dispostos para uma conversa.


Não esqueça de compartilhar nosso conteúdo e nos seguir nas redes sociais. Para mais informações, entre em contato conosco!



Fontes:

-http://silviminas.com.br/wp-content/uploads/2012/12/publicacao_179.pdf

-https://www.venturoli.com.br/mitos-e-verdades/

36 visualizações
VOLTE SEMPRE!

A Flora Jr. é uma empresa júnior, sem fins lucrativos, visando sempre fomentar o empreendedorismo entre os alunos de Engenharia Florestal da UFRRJ, além do bem-estar dos nossos clientes através de projetos realizados com maestria e a um baixo custo. Você faz parte dessa história!

NOSSOS PRINCIPAIS SERVIÇOS:

- Inventário Florestal

- Consultoria Ambiental

- Restauração Florestal

- Análise de Água

- Educação Ambiental

- Horticultura

- CAR

ENCONTRE-NOS:

UFRRJ - Rodovia BR 465,

Km 07, s/n - Zona Rural,

Seropédica - RJ, 23890-000

 

(21) 97218-9442

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

© 2019 Flora Jr. | Alguns direitos reservados.