• Giovanna Lima

Mudanças Climáticas

Quando o assunto é meio ambiente várias vertentes são levantadas e muitos consideram equivocadas ou invenções, será mesmo? Contra fatos não há argumentos e as consequências das ações do homem em relação ao meio ambiente são vistas atualmente. Por isso, hoje nós iremos falar um pouco mais sobre as mudanças climáticas e como podem impactar indiretamente e diretamente nas nossas vidas.



Quer saber mais? Continue com a gente!


1- O que é?


As mudanças climáticas podem ocorrer naturalmente considerando, principalmente, as condições atmosféricas de cada região. As variações climáticas são medidas no dia, mês e ano, sendo possível através desses dados a determinação de uma média que ajudam tanto em análises – como o caso das mudanças climáticas – quanto em tomadas de decisões – como em casos de plantio de determinadas espécies vegetais –. Embora possa acontecer de forma natural, as mudanças climáticas têm ocorrido de forma desequilibrada e o principal motivo é a atividade humana com a grande demanda de gases de efeito estufa liberados para a atmosfera, através da queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queima de carvão, aterros para lixos irregulares e outros.


O Efeito estufa é um fenômeno natural e importante para a manutenção da vida na terra, quando o sol emite energia à terra parte é refletida de volta ao espaço, outra é absorvida pela superfície terrestre e oceanos, dessa forma, resumidamente, o efeito estufa consiste na retenção de radiação solar, impedindo que esses voltem ao espaço e a terra resfrie, essa retenção ocorre através de gases do efeito estufa. Dessa forma, a temperatura permanece estável sem grandes amplitudes.


Como citado, por conta da liberação desenfreado de gases do efeito estufa – principalmente CO2 e Metano – as temperaturas vêm aumentando e resultam no que chamamos de aquecimento global.


2- Consequências


As mudanças climáticas causam consequências que impactam toda vida na terra e alteram hábitos de seres vivos ocasionando nas extinções de espécies. O exemplo mais comum é o derretimento das calotas polares, mas esse não é o único exemplo visível, também é possível observar:


  • Aumento de queimadas;

  • Aumento na quantidade de chuva, e por consequente maiores casos de inundações;

  • Falta d’água;

  • Redução na produção de alimentos;

  • Perda de biodiversidade;

  • Aumento de doenças pulmonares, cardiovasculares e favorecimento à propagação de doenças infecciosas e transmitidas por vetores.



Imagem 1: Incêndio

Imagem 2: Desgelo

Imagem 3: Desmatamento



Imagem 4: Seca



3- Como combater?


A primeira forma de combater as mudanças climáticas é através da informação, criando um senso de responsabilidade e consciência de que fazemos parte de um ecossistema e toda atitude resulta em uma consequência. Dessa forma, somo capazes de mudar hábitos e levar uma vida sustentável pensando no hoje e no futuro de muitos que virão. Esses hábitos podem ser:


  • Diminuição do uso de carros;

  • Busca alternativa para transporte;

  • Restauração de Florestas;

  • Diminuição do desmatamento;

  • Fazer uso da coleta seletiva, para diminuição de resíduos nos aterros sanitários;

  • Outros.



Curiosidades:


Existem conferências mundiais que discutem a importância de medidas que diminuam as mudanças climáticas, nem todos os países assinaram, mas as iniciativas já tomem proporções impactam de forma positiva nessa realidade que se não houver melhoras irão causar muitos problemas. Exemplos de acordos e conferências:


  • Protocolo de Kyoto, foi o primeiro tratado internacional para controle de emissão dos gases de efeito estufa, além disso, foi estabelecido a criação de formas de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente, no ano de 1997;

  • Acordo de Paris, Apesar de o protocolo de Kyoto ter sido assinado por muitos países, poucos realmente cumpriram as metas estabelecidas, dessa forma o acordo de Paris pode ser considerado o principal acordo internacional contra as mudanças climáticas causadas pelo humano, que consiste em combater o aumento da temperatura terrestre provocada pelo aquecimento global, no ano de 2015;

  • COP2026, conferência das nações unidas sobre as mudanças climáticas momento em que diversos países fecharam acordos importantes para tema, no ano de 2021.





Fontes


Mudanças Climáticas. Mundo Educação.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/mudancas-climaticas.htm

Acesso em, 04 de março de 2022.


Falar de mudanças climáticas é falar sobre sua vida. Green Peace.

Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/falar-de-mudancas-climaticas-e-falar-sobre-a-sua-vida/

Acesso em, 05 de março de 2022.


O que são as mudanças climáticas?. ONU Brasil.

Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/150491-o-que-sao-mudancas-climaticas

Acesso em 07 de marco de 2022.


Efeito estufa. Mundo Educação.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm

Acesso em 07 de março de 2022.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo