top of page

O Código Florestal e o Engenheiro Florestal


 

Em 2012 surgiu a o novo Código Florestal Brasileiro (CBF) - Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012, que veio acompanhando de muitas críticas acerca da dificuldade de entender e interpretar na prática o novo Código.


Mas, afinal, o que é o Novo Código Florestal?


A Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, estabelece normas para proteção da vegetação nativa em áreas de preservação permanente, reserva legal, uso restrito, exploração florestal e assuntos relacionados. Nesse contexto, as propriedades deverão seguir as instruções estabelecidas nessa legislação. Criado principalmente para evitar ocupação em áreas frágeis, obrigando a conservação de um mínimo da flora nativa, garantindo um equilíbrio ecossistêmico e estimulando o uso racional das florestas.


A relação com o Novo Código


Diferentes leitores mostraram dificuldades na interpretação, desde estudantes, universitários, produtores rurais, profissionais da área ambiental e público em geral, o que se torno motivação para geração de conteúdo, artigos científicos e livros relacionados ao tema. Por conta das dificuldades de entendimento de muitos estudantes e até mesmos profissionais da engenharia florestal e áreas afins, que não têm o aprofundamento necessário sobre o conteúdo do CBF, o que faz do tema um assunto urgente e fundamental na formação dos novos profissionais.


O entendimento do novo Código Florestal também ajudará o Brasil a nortear seus esforços para enfrentar desafios complexos em desenvolvimento tecnológico e ordenamento territorial e ambiental. Com destaque para profissionais da engenharia florestal, do direito, do meio ambiente, da agricultura e dos demais interessados nesta questão de enorme atualidade, uma vez que o tema ganhou sentido de urgência com o debate das mudanças climáticas e seus efeitos nas áreas agrícolas e ambiental, sobretudo no contexto do Brasil.

 

A Flora pode lhe ajudar a se ajustar no novo Código Florestal, então entre em contato conosco!


Gostou do artigo? Compartilha com os amigos! E Não deixe de acompanhar a Flora nas redes sociais. Estamos sempre nos atualizando e buscando temas incríveis para vocês!




86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page