top of page

O Levantamento Florístico e sua Influência em Construções

O Levantamento Florístico é um estudo técnico que tem como objetivo identificar as espécies da flora ocorrentes em uma determinada área ou região, caracterizá-las e avaliar o atual estado de conservação da vegetação. Mas você sabe o por que esse estudo pode influenciar em construções? Vem com a flora que vamos te explicar tudo!

 
 

O Levantamento Florístico pode avaliar os impactos diretos e indiretos de um empreendimento. O estudo de Levantamento Florístico deve ser feito em situações em que há a necessidade da realização de obras, construções e projetos semelhantes. É necessário analisar todo o ambiente para verificar o nível de impacto que ocorrerá na área onde a vegetação se encontra.


O impacto do Levantamento Florístico nos custos de um empreendimento ocorre porque ele influencia diretamente na compensação ambiental e pode interferir no projeto. Existem casos em que empreendimentos precisam ser realocados ou o número de blocos de um condomínio residencial precisa diminuir em função da localização de determinadas árvores. Existem árvores que são protegidas por lei e não podem ser cortadas.


Árvores que estão na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção (como por exemplo o ipê-amarelo), podem interferir diretamente no projeto original de ocupação de uma determinada área. Existem casos em que a vegetação existente em áreas usadas para implantação de condomínios, prédios, galpões e outros empreendimentos, é considerada um elemento que agrega valor à construção.


O Levantamento Florístico pode fazer parte de um Estudo Ambiental ou ser exigido para contribuir com a análise de pedidos de retirada da vegetação junto ao órgão ambiental responsável. Deve ser feito sempre que houver vegetação em um terreno onde acontecerá uma construção, assim como em casos em que pode ocorrer impacto à vegetação próxima ao empreendimento.


Desta forma, a localização, construção, instalação e ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam os recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como empreendimentos capazes de causar alguma degradação ambiental, dependerão de um licenciamento do órgão ambiental competente.

 

Precisa de um levantamento florístico? A Flora Jr. pode te ajudar, e o melhor, com custo abaixo do mercado. Entre em contato conosco!


Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar a Flora nas redes sociais. Estamos sempre nos atualizando e buscando temas incríveis para vocês!


261 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page