• Flora Júnior

Restauração Florestal: Conceito, importância e observações

Atualizado: Jun 26


Restauração Ecológica, Reflorestamento de espécies nativas, e Restauração Florestal, são diferentes nomenclaturas para uma mesma prática que visa ao restabelecimento dos processos naturais, responsáveis por retornar a vegetação ao mais próximo possível da sua condição anterior à degradação. É uma atividade que resgata de forma gradual a biodiversidade, função ecológica e sustentabilidade de determinada área ao longo do tempo. Conceito que se difere um pouco da chamada Recuperação de Áreas Degradadas, pois sua meta é basicamente recuperar a função da vegetação, como, por exemplo, o controle da erosão do solo, sem preocupação com a composição florística.


Cada local tem suas peculiaridades. Diferentes regimes de chuva, tipos cobertura do solo, tipos de solo, condições de degradação, proximidades com remanescentes florestais, presença ou ausência de gado e de formigas cortadeiras, uso cultural do fogo, entre outras características. Diversos indicadores, com destaque para as potencialidades de auto-recuperação do ecossistema, que irão permitir a definição das melhores e mais assertivas ações de restauração para aproveitar o máximo desse potencial. Dessa forma é possível criar as condições iniciais para que a vegetação natural comece a se restabelecer dando subsídios para que outras espécies cheguem ao local, o que permite também reduzir custos no projeto de restauração.


As técnicas utilizadas na restauração ecológica têm avançado significativamente nos últimos anos, em decorrência do acúmulo de conhecimento em ecologia florestal e do caráter multidisciplinar dos projetos implantados. A restauração de uma área degradada é fundamentada na compreensão de processos da dinâmica das florestas, sobretudo os relacionados à regeneração natural. Uma das principais estratégias do repovoamento vegetal tem sido a seleção de espécies em categorias sucessionais unido a uma inteligente forma de distribuição das mudas no campo, a fim de promover o rápido recobrimento do solo, acompanhado da recomposição da estrutura e da função da vegetação com os menores custos possíveis.


A restauração florestal atua como importante prestadora de serviços ambientais. As espécies florestais arbóreas oferecem grande potencial, em curto prazo, para a remoção de CO2 da atmosfera. Ao contrário de plantas de ciclo de vida curto que morrem e se decompõem rapidamente, as espécies florestais arbóreas têm ciclo de vida mais longo e acumulam carbono em sua biomassa.


Outro serviço ecossistêmico que o reflorestamento de espécies nativas provê, é a proteção das bacias hidrográficas. Quando a cobertura do terreno se dá por ecossistemas florestais são as melhores condições para que haja infiltração, percolação, escoamento base e escoamento subsuperficial, assim como redução do risco de erosão devido a diminuição do escoamento superficial, interferência nos processos de evaporação e evapotranspiração o que, consequentemente, afeta a quantidade e qualidade de água em determinada área.


Além disso, a recomposição da vegetação florestal, principalmente as matas ciliares, desempenha importante papel ecológico, qu econsiste na formação de corredorres ecológicos para a fauna e fonte de propágulos para a regeneração que ocorre naturalmente em seu interior. Esse corredor proporciona a migração genética pelas diversas formas de dispersão, vento, animal, ou mesmo, pela água, dando o verdadeiro sentido ao conceito de conservação da biodiversidade e de ambientes.


A Flora Júnior possui conhecimento técnico e equipe qualificada para realizar o serviço de Restauração Florestal de acordo com a sua necessidade e compromisso com o meio ambiente. Entre em contato conosco para tirar dúvidas e pedir um orçamento!


Referências:

- Livro: Restauração Florestal e a Bacia do Rio Guandu (Paulo Sergio dos Santos Leles; Silvio Nolasco de Oliveira Neto)

- Manual Técnico para a Restauração de Áreas Degradadas no Estado do Rio de Janeiro

(Luiz Fernando Duarte de Moraes; José Maria Assumpção; Tânia Sampaio Pereira; Cíntia Luchiari)

Texto: Eduardo C. de Carvalho

3,304 visualizações
VOLTE SEMPRE!

A Flora Jr. é uma empresa júnior, sem fins lucrativos, visando sempre fomentar o empreendedorismo entre os alunos de Engenharia Florestal da UFRRJ, além do bem-estar dos nossos clientes através de projetos realizados com maestria e a um baixo custo. Você faz parte dessa história!

NOSSOS PRINCIPAIS SERVIÇOS:

- Inventário Florestal

- Consultoria Ambiental

- Restauração Florestal

- Análise de Água

- Educação Ambiental

- Horticultura

- CAR

ENCONTRE-NOS:

UFRRJ - Rodovia BR 465,

Km 07, s/n - Zona Rural,

Seropédica - RJ, 23890-000

 

(21) 97218-9442

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

© 2019 Flora Jr. | Alguns direitos reservados.