top of page

Sistemas Agroflorestais - SAF's


Os sistemas agroflorestais são formas de utilizar à terra com técnicas que integram culturas florestais e culturas agrícolas.



A agrofloresta funciona como um sistema quase que natural podendo realizar as mesmas interações bióticas que uma floresta nativa promove. Uma das vantagens de se implementar um SAF, é devido à rotação de espécies presentes nesse sistema, as culturas auxiliam umas as outras no combate às doenças e pragas, pois apresentam maior variedades de espécies presentes no plantio.


Outras vantagens da implantação de um SAF são:

  • Sistema bastante similar ao padrão ecológico natural;

  • Reciclagem de nutrientes;

  • Redução da ação negativa dos ventos;

  • Controle dos processos erosivos;

  • Controle biológico;

  • Maior capacidade de fixação de nitrogênio;

  • Unidades de área com maior produção de biomassa.


Objetivo


Os SAF's tem como objetivo, promover a recuperação e enriquecimento de nutrientes do solo, aumentar a quantidade de matéria orgânica natural no solo, fornecer alimentos livres de qualquer substância química, aumentar a variabilidade de produtos comercializáveis, promover a restauração vegetativa.


Sistemas Agroflorestais no Brasil


No Brasil há o Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, criado para realizar discussões sobre a tecnologia agroflorestal na América do Sul. O evento reúne profissionais, agricultores, estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil e de outros países. O principal objetivo do congresso é fazer o levantamento dos aspectos fundamentais para que haja um avanço tecnológico no setor agroflorestal do país, para contribuir com o desenvolvimento sustentável do meio rural.

No país já existem iniciativas de implementação de SAF's ao longo de todo o território nacional. Na Amazônia existe cerca de 1600 iniciativas de implementação de SAF's para promover a restauração ecológica da floresta nativa. Há presença desses sistemas também nas áreas de Mata Atlântica e grande parte dos agricultores familiares do país estão produzindo e restaurando os ecossistemas naturais ao mesmo tempo.



 


Gostou?!


Curte, compartilha e continue acompanhando os conteúdos da Flora!



Referências







138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page