Análise de Risco de Queda de Árvore: Projeto Condomínio em Botafogo
O serviço realizado se baseou em uma consultoria com o objetivo analisar o risco de uma árvore cair em um condomínio localizado no bairro Botafogo na cidade do Rio de Janeiro.
O síndico buscou a Flora Júnior para determinar o manejo adequado a árvore, pois, na localidade havia uma figueira, espécie Ficus elastica, a qual não é indicada para cultivo perto de casas, ou em locais de passeio ou jardins confinados, como no condomínio, devido ao seu grande porte.
O indivíduo apresentava inclinação em direção à rua e edifícios em frente ao condomínio, ramos em contato com a rede elétrica e as raízes estavam danificando o pavimento e tubulações, por esta razão, os residentes estavam discutindo se a retiravam ou não. Como haviam opiniões divergentes, solicitaram uma análise técnica para que chegassem a um consenso.
O serviço realizado pela Flora Júnior então, foi de analisar e diagnosticar o risco de queda da árvore. Para isto foi feita a análise dos seguintes fatores:
-
Aspectos fitossanitários da copa e do fuste (pragas e doenças);
-
Verificação da necessidade ou não de poda para adequação da copa;
-
Avaliação de potenciais riscos, obtenção de dados dendrométricos do indivíduo arbóreo (medição);
-
Análise por resistógrafo da condição do lenho interno do fuste;
-
Levantamento de aspectos que possam prejudicar a manutenção da árvore no condomínio.
Com essas informações coletadas, foi feito um relatório, onde a Flora Júnior sugeriu a remoção e substituição do indivíduo pelo risco oferecido, além de orientações de poda, caso o indivíduo fosse mantido. Por fim, o cliente removeu a árvore, o que preveniu possíveis complicações, tanto em relação a queda quanto a danificação de estruturas.