top of page

Entrevista com o Engenheiro Florestal Fagner Pinheiro da Conceição – Tecnologia da Madeira

Atualizado: 14 de out. de 2020


Entrevistamos Fagner Pinheiro da Conceição, de 27 anos, formado em Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente ele cursa o mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais (PPGCAF), atuando na área de concentração de Ciência e Tecnologia de produtos madeireiros.


A entrevista feita com o mestrando teve como objetivo apresentar o setor de tecnologia da madeira e sua importância nos tempos atuais, assim como esclarecer algumas possíveis dúvidas do público e instigar a curiosidade na área, que aborda assuntos como as propriedades físicas, mecânicas e químicas do material.







Fagner Pinheiro da Conceição






Entrevistador: A tecnologia da madeira é um setor de pesquisa muito importante no ramo florestal. Pode nos explicar como, e quando descobriu que queria trabalhar nessa área?

Fagner: Escolher uma área de atuação foi bem difícil, pois sempre tive afinidade com várias áreas. Foi no meu 6° período que adiantei as disciplinas de Industrialização de Produtos Florestais e também Processamento Mecânico da Madeira, com as quais me encantei e decidi que iria trabalhar na área.

No 7° Período conheci o professor Alexandre Miguel do Nascimento, com quem comecei a trabalhar no meu 8° período.


E: O mercado de trabalho contribuiu de alguma forma na sua decisão?

F: Muitos dos meus colegas de turma foram atuar na silvicultura, e eu sempre fui um dos poucos que se interessava pela tecnologia. Vi que era uma parte do mercado pouco procurada. Esse foi um dos fatores que me fez escolher essa área, pois enxerguei ali um nicho de mercado.


E:Abordando agora um pouco mais o seu trabalho, nos conte qual pesquisa você vem desenvolvendo atualmente!?

F: A minha pesquisa envolve a técnica da modificação térmica, que visa melhorar algumas propriedades da madeira, principalmente sua relação com a água, fazendo uso somente da temperatura. Estou trabalhando com Corymbia citriodora, Khaya ivorensis e Pinus, que são espécies exóticas oriundas de cultivos florestais, mas que podem ter um valor agregado ao produto final caso a pesquisa tenha resultados satisfatórios


E: Em relação a importância de se estudar a tecnologia da madeira, como a área pode estar envolvida no cotidiano da sociedade?

F: Na construção de telhados por exemplo, é necessário todo um estudo prévio para que realize o correto dimensionamento das peças de madeira e dessa forma, evitar que ocorram acidentes que coloquem vidas em risco.


Agradecemos ao Fagner pelo tempo disponibilizado! Vimos nessa entrevista, um exemplo da importância da tecnologia da madeira para a sociedade que pode estar presente também em pontes, móveis e muitos outros. Além de como a área tende a crescer cada vez mais com as pesquisas, oferecendo assim, cada vez mais oportunidades.

320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page