05 Dicas para Cuidar da sua Horta
Fazer sua própria horta é uma opção sustentável, saudável e econômica. É uma maneira de se conectar mais com seu corpo, família e natureza. Além de ser divertido e uma forma de desacelerar, frente ao mundo cada vez mais acelerado.
Para fazer sua horta, você só precisa de terra, vegetais e um lugar para implementar elas. Contudo, para ser bem sucedido nessa empreitada, é preciso ter alguns cuidados que vão garantir o sucesso da sua horta, sabendo disso, separamos 05 dicas essenciais para você conquistar a horta perfeita!
1 - Quantidade de Luz
A maioria dos vegetais necessita de 6 a 8 horas de sol direto por dia, sendo o mínimo de 04 horas diárias de sol principalmente na parte da manhã e à tarde. Caso eles não recebam a quantidade de sol necessário, ficam suscetíveis ao ataque de insetos e doenças, isso é percebido em vegetais, como: batatas, milhos, tomates, abóboras, berinjelas e pimentas.
Contudo, nem todos eles precisam de tanta luz. Alface, brócolis, couve-flor, feijão e ervilha, por exemplo, preferem locais de sombra.
Obs.: Quanto mais escuro for o local que a horta está inserida, mais perto das janelas os vasos com as mudas devem ser colocados.
2 - Quantidade de água
A maioria dos vegetais não é muito tolerante à seca. Pelo menos duas vezes na semana, você deve regar sua horta. Procure informações sobre as mudas que estão presentes na sua horta, para saber a quantidade de água que os vegetais precisam.
Procure regar no início da manhã, durante a tarde pode queimar a planta e a noite pode acarretar o aumento da umidade, propiciando o local para doenças.
Dê preferência para a rega das raízes em detrimento das folhas e evite deixar a terra encharcada pois prejudica a muda.
3 - Cuidado com a terra
Fertilizantes e nutrientes minerais devem ser adicionais periodicamente. Porém, a substância mais útil para a construção e manutenção de sua horta, é a matéria orgânica como adubos, compostagem e folhas secas.
A matéria orgânica fornece uma fonte contínua de nitrogênio e outros nutrientes que a planta precisa para se desenvolver. Também fornece uma rica fonte de alimento para os organismos do solo.
Obs.: Remova ervas-daninhas assim que identificá-las, pois podem prejudicar sua plantação.
4 - Controle de Pragas
Assim como em grandes plantações, as pragas podem aparecer na sua horta caseira. Caso apareça alguma praga, utilize sabão neutro para lavá-las, sendo em pouca quantidade. Tendo uma infestação fora do controle utilize inseticidas naturais, feitos com óleos naturais e alimentos. Evite produtos industrializados, caso deseje uma horta orgânica.
Procure utilizar pesticidas naturais, eles controlam e eliminam parasitas, evitando que se alastrem por toda a horta. Manjericão, alecrim, alho e cebola são boas opções, por produzirem odores repulsivos.
5 - Diversifique sua horta
Manter a diversidade em uma horta caseira é essencial, essa prática ajudar a evitar pragas pois algumas espécies são inimigas para pragas que atacam outras espécies e vice-versa.
Além desse benefício, imagina ter diversas espécies para inúmeros fins em sua horta? as possibilidades são infinitas, escolha a que melhor se adequa às suas necessidades e ao espaço disponível.
Você já realiza esses cuidados na sua horta? Conte para a gente!
E você que ainda não tem uma horta caseira aposto que está pronto para tirar a ideia do papel! Que tal conversar com a Flora Jr? Entre em contato conosco, podemos realizar seu projeto!
Comments