top of page

Alimentos Orgânicos



Os alimentos orgânicos são cultivados de maneira diferente daqueles comuns que chegam na mesa de sua casa regularmente, eles são especiais, pois são livres de agrotóxicos.


Gostou do tema? Arrasta para baixo para saber mais sobre o assunto!


 

  • O que são alimentos orgânicos?

São alimentos que além de não possuírem agrotóxicos, também são livres de hormônios de crescimento, anabolizantes e outras drogas. Qualquer tipo de alimento pode ser orgânico, como: verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros.


E os seus benefícios?


A produção dos alimentos orgânicos é de forma natural, por isso, apresentam maior teor de vitaminas e minerais do que os convencionais, além deles apresentarem um sabor acentuado, um maior valor nutricional e a ausência de resíduos que aumentam o risco de problemas de saúde. Entretanto, eles não trazem benefícios só para a saúde do indivíduo, ocasionam também uma melhoria do campo, conservação do solo, redução da poluição do ambiental, manutenção do bem-estar animal e promoção da biodiversidade.

Ausência de agrotóxicos: nenhum pesticida sintético é usado na agricultura orgânica, fazendo com que os alimentos sejam mais saudáveis.


Melhoria do campo: a produção dos alimentos orgânicos, necessita de mais mão de obra, gerando empregos e renda para os que fazem parte da comunidade rural, além de ocasionar a melhoria das condições de vida socioeconômicas dessa comunidade.


Conservação do solo: a agricultura orgânica preza pela fertilidade do solo. São utilizadas técnicas de produção que não o prejudicam muito, como a prática de rotação de culturas e adubação verde. Por conta do solo ser considerado um organismo vivo por esses produtores, o princípio é retirar o mínimo possível dele.


Redução da poluição do ambiental: a agricultura convencional faz uso de produtos químicos, além disso, sua prática dificulta a fixação de nitrogênio pelos microrganismos que habitam o solo, deixando-o mais pobre.


Manutenção do bem-estar animal: a produção orgânica de animais, faz uso de uma alimentação orgânica, ademais, eles são mantidos em lugares espaçosos e menos estressantes reduzindo o uso de hormônios artificiais ou antibióticos sintéticos.


Promoção da biodiversidade: a conservação do solo e a ausência de agrotóxicos ajudam na preservação de animais da região.


Como essa produção é vista no Brasil?


O Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – 75% pertencentes a agricultores familiares.

Gostou desse tema? Compartilha com os amigos! E não esqueça acompanhar a Flora Jr. nas redes sociais.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page