• Maria Vitória Careli

Amazônia: maior biodiversidade do planeta

A Amazônia é conhecida como o bioma de maior biodiversidade do mundo, é também um bioma brasileiro que abrange territórios de países vizinhos.

É o maior bioma do país, abrange aproximadamente 49% do território brasileiro, possui a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo.

 
 

A Amazônia abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.


1- Vegetação

A floresta amazônica conta com muitos outros ecossistemas como as várzeas, as savanas e um complexo sistema hidrográfico. A vegetação basicamente divide-se em três categorias: Mata de terra firme, Mata de várzea e Mata igapó.

Mata de terra firme

A mata de terra firma fica localizada nas partes mais altas da região abrangida pelo bioma. Por esse motivo, não sofrem inundações.


Mata de várzea

A mata de várzea fica localizada nas regiões de altitude intermediária. Essas áreas ficam alagadas durante um determinado período do ano.


Mata de igapó

A mata de igapó está localizada nas partes mais baixas do bioma. Essa vegetação encontra-se alagada quase o ano todo. Ela está geralmente ao longo dos rios.


2- Fauna e flora

A biodiversidade da Amazônia é tão grande que algumas espécies que habitam seus ecossistemas sequer foram estudadas. Segundo o WWF Brasil, cerca de 40 mil espécies de plantas, 2.526 espécies de animais, cerca de 3 mil espécies de peixes e 128.840 espécies de invertebrados foram classificados cientificamente no bioma. Esta classificação foi realizada apenas no território que se encontra nos limites nacionais.

Muitas espécies locais possuem propriedades medicinais e são utilizadas por indígenas que habitam na região, essas propriedades também atraem o mercado farmacêutico. Alguns exemplos:


Carqueja: possui propriedades desintoxicantes e geralmente é utilizada para sanar problemas no fígado, problemas digestivos, úlcera, gastrite e diarreias.

Imagem 3 - Carqueja

Unha de gato: é utilizada como anti-inflamatório para tratar problemas gastrointestinais.

Imagem 4 - Unha de gato

Capim-santo: esta erva é utilizada para fazer chá para tratar dores, problemas estomacais e tratar febre.

Imagem 5 - Chá de Capim-santo

A fauna, assim como a flora, é repleta de espécies e muitas ainda desconhecidas. Os principais representantes da fauna amazônica são: onça-pintada, anta, sucuri, peixe-boi, tucano, jacaré, macaco, tartaruga, capivara, tatu, jararaca, papagaio, dentre outros.


3- Clima

A Amazônia é uma região bastante quente e úmida, isso porque a densa floresta e o processo de evapotranspiração permite a elevação da umidade. O oceano atlântico também é responsável por essa umidade elevada. O clima predominante é equatorial úmido, com temperatura média de 25,8°C, na estação de menor intensidade de chuvas e 27,9°C na de maior intensidade de chuvas.

4- Hidrografia

A Bacia Amazônica é uma rede de drenagem formada por um rio principal, o Rio Amazonas, e seus afluentes, juntos ocupam uma área de aproximadamente 7 milhões de km².

Os rios existentes no bioma Amazônia podem ser classificados segundo a cor de suas águas:

  • Rios barrentos: apresentam deposição de sedimentos e concentração de nutrientes. Exemplo: Rio Amazonas.

  • Rios de águas pretas: apresentam concentração de areia e húmus. Exemplo: Rio Negro.

  • Rios de águas claras: têm pouca concentração de nutrientes e sedimentos, e apresentam corredeiras. Exemplo: Rio Xingu.

Outros grandes rios da Bacia Amazônica são: Rio Javari, Rio Tapajós, Rio Madeira, Rio Juruá, Rio Içá, Rio Purus, Rio Xingu e Rio Paru.


5- Amazônia Legal

A Amazônia Legal é um conceito político, e não geográfico, que foi instituída pela Constituição Federal de 1988, que abrange toda a região do bioma Amazônia: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e uma parte do Maranhão.

Essa região é habitada por, aproximadamente, 22 milhões de pessoas, das quais cerca de 250 mil são indígenas, de acordo com dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A área ocupada pela Amazônia Legal é de, aproximadamente, 5.217.423 km2, abrangendo, além do bioma Amazônia, também uma parte do Cerrado e do Pantanal.


6- Desmatamento

O desmatamento do bioma Amazônia tem alertado o mundo todo, dada a sua importância para o equilíbrio ambiental mundial. Pesquisadores, ambientalistas e representantes do governo de vários países e do Brasil têm demonstrado preocupação quanto à preservação do bioma e de sua biodiversidade.

Segundo informações levantadas pelo Observatório do Clima, o desmatamento na região do bioma Amazônia cresceu, entre 2018 e 2019, 49,5%, quando comparado ao mesmo período, entre 2017 e 2018. O estado do Pará é o mais afetado. De acordo com o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, foram devastadas cerca de 1,5 milhão de árvores em 90 dias no estado, o que representa cerca de 1.713 km2 devastados.


Dados da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg) informam-nos de que aproximadamente 68% das áreas protegidas na Amazônia estão sofrendo alguma ameaça mediante interferências relacionadas à infraestrutura de transporte; à energia; à mineração e às queimadas. A rede também afirma que 90% do desmatamento do bioma são realizados nas proximidades das malhas viárias.


O conjunto de ecossistemas da Amazônia é de extrema importância para manter o equilíbrio ambiental da Terra, sendo, portanto, necessário preservá-lo. Contudo, é fato que isso não está acontecendo, baseando-nos nos índices de desmatamento, vemos que essa região está cada vez mais visada mundialmente, o que tem aumentado sua exploração.

Gostou do conteúdo?


Compartilha com quem gostaria de ver também! E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos sempre nos atualizando e trazendo temas incríveis para você!

 

Conheça nosso portfólio e veja o que Flora pode por você!


Acesse: https://www.florajunior.com/portfolio

 

Acompanhe a gente se inscrevendo no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".


Fontes e referências:

Amazônia: mundo educação. https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/amazonia.htm. Acesso em 17 de jul de 2021.

Imagem 3: https://www.pensenatural.com.br/carqueja/

Imagem 4: https://www.hypeness.com.br/2019/11/planta-amazonica-que-pode-agir-contra-tumor-esta-sendo-estudada-por-cientistas-brasileiros/

Imagem 5: https://d.emtempo.com.br/saude/211739/conheca-os-beneficios-do-capim-santo-para-a-saude



534 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo