top of page

Degradação do Bioma Mata Atlântica

Atualizado: 19 de jan. de 2021



 

A Mata Atlântica é um dos grandes biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em biodiversidade no planeta, os animais mais conhecidos do bioma são a capivara, mico leão dourado, onça pintada e bicho – preguiça.


Apresenta distribuição da mata ao longo da costa litorânea do Brasil que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, possui uma flora exuberante com mais de 15.700 espécies de plantas, sendo 8 mil endêmicas (nativas da região) e cerca de 70% da população brasileira vive no território da Mata Atlântica.


Porém, nem tudo são flores, ao longo da história o bioma foi o que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos ocorridos no país. E atualmente, está reduzido a apenas 7% de sua área original.

História

Posteriormente ao descobrimento, grande parte da vegetação da Mata Atlântica foi destruída devido a exploração desordenada da floresta, sendo primeiramente, o pau-brasil grande alvo de extração e exportação dos exploradores que colonizaram a região e utilizavam ele em tintura de tecidos e construção.


Em um segundo momento, houve a implementação do ciclo da cana-de-açúcar. Grandes áreas foram destruídas, não apenas para a inserção da cultura, mas também para construções dos engenhos e fornalhas. Logo após esse período, as jazidas de ouro atraíram para o interior a imigração de portugueses, e isso levou a novos desmatamentos que se estenderam até os limites com um outro bioma brasileiro, o cerrado.


Passado um século, a cultura do café foi a grande aposta da vez, e exerceu um grande impacto sobre a Mata Atlântica. O café foi cultivado em áreas abertas e desflorestadas, e queimadas eram frequentes se espalhando pelas fazendas.


E, então, na metade do século XX, chegou a vez da extração da madeira, muitas foram exploradas até a extinção, como por exemplo a tapinhoã, sucupira, canela, canjarana, pequi, peroba, urucana, vinhático, entre outras.


Além da exploração predatória dos recursos florestais, houve também um significativo comércio de exportação de couros e peles de animais. Hoje, praticamente 90% da Mata Atlântica está destruída. É a segunda floresta mais ameaçada de extinção do mundo.

Preservação

Existem diversos projetos e iniciativas para a recuperação da Mata Atlântica, que esbarram sempre na urbanização e planejamento de espaço, principalmente na região Sudeste.


A constituição federal de 1988 coloca a Mata Atlântica como patrimônio nacional. Há milhares de ONGs, órgãos governamentais e grupos de cidadãos espalhados pelo país que se empenham na preservação e revegetação da Mata Atlântica.


No domínio da Mata Atlântica existem 131 unidades de conservação federais, 443 estaduais, 14 municipais e 124 privadas, distribuídas por dezesseis estados.

Conclusão

Devido sua grande concentração populacional, 70% do PIB nacional se concentra neste bioma. Além disso, todo este território mantém as nascentes e mananciais que abastecem as cidades e comunidades do interior, regulando o clima (temperatura, umidade, chuvas) e abrigando comunidades tradicionais, incluindo povos indígenas.


Precisamos conservar nossas florestas e defender a biodiversidade, uma forma de fazer isso é realizando a restauração florestal, você sabia que a Flora Jr realiza esse serviço? Se tiver interesse entre em contato conosco.


Fontes: IBF Florestas e WWF.


 

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar em suas redes.

6.007 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page