top of page

Como Funcionam os inventários florestais feitos com Drone?

Atualizado: 14 de out. de 2020



 

Um Inventário Florestal consiste na obtenção de informações sobre as características qualitativas e quantitativas da floresta. Sendo bem executado, é possível extrair informações sobre a:

  • Descrição da área;

  • Mapeamento da propriedade;

  • Descrição de acessos;

  • Estimativa de quantidade de madeira;

  • Estimativa de crescimento (se feito de maneira contínua).

A realização de um inventário florestal feito de maneira tradicional consiste, de maneira resumida, na amostragem feita por um grupo de técnicos que se deslocam até o local e realizam métodos para obter os resultados, podendo realizar contagem em diferentes pontos da área, afim de se fazer uma estimativa do total, ou até mesmo realizar o censo da localidade (com a contagem de todos os indivíduos da população). É uma técnica que possui exatidão, caso contrário não seria utilizada.


Porém, a amostragem feita em campo, possui alguns pontos negativos:

  1. Necessita de uma equipe grande;

  2. Tempo necessário para realizar a amostragem é maior, podendo levar muitos dias;

  3. Áreas de difícil acesso, podem ser fatores limitantes para a equipe;

  4. Erro humano pode comprometer o resultado.

Quando se fala em VANTs/Drones para levantar tais dados, pode se falar, ao mesmo tempo em praticidade, rapidez, vantagens financeiras e qualidade do integrável. O uso de drones no inventário florestal é uma tendência do processo de automação do setor florestal iniciado há mais de uma década. As geotecnologias viabilizaram tarefas que antes não eram realizadas em função do acesso ou por serem muito demoradas e apresentarem custo elevado.

As imagens de alta resolução obtidas por meio dos drones e seu posterior processamento por meio de algoritmos permite a contagem total dos indivíduos em campo, realizando o censo, e eliminando possíveis erros embutidos na contagem por amostragem. A partir de combinações de imagens aéreas sequenciais é possível obter modelos 3D de alta precisão, com maior rapidez e baixo custo, para diferentes finalidades. O índice de assertividade chega a 95%, sendo portanto, um grande aliado para a tomada de decisão em relação ao manejo da floresta.

Como funciona?


A metodologia do drone funciona com o apoio de receptores GNSS (Sistema de Navegação Global por Satélite) instalados em solo e por meio de softwares específicos de processamento. As fotos aéreas produzidas por esses equipamentos são processadas e interpretadas com uso da fotogrametria digital, técnica que permite extrair formas, dimensões e posição dos objetos fotografados, já utilizada em projetos aeroespaciais, automobilismo, medicina e outros. A execução de levantamentos aerofotogramétricos com drones requer autorização de voo pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Eficiência e Desafios


Uma equipe de inventário tradicional, utilizando técnicas de precisão, consegue inventariar cerca de 20 hectares/dia, enquanto uma equipe de inventário com drones consegue cobrir mais de 1.000 hectares em um único dia de trabalho e com uma jornada de 4 horas. Incrível, não é?

No setor florestal a busca por tecnologias deve estar alinhada com procedimentos que sejam precisos, de baixo custo e máxima qualidade da informação, logo a utilização de drones é completamente pertinente. Porém ainda há desafios a serem enfrentados, como o avanço na autonomia dos voos das aeronaves, na produção de equipamentos especializados para o setor florestal e em computadores e softwares que melhor processem e gerencie Big Data (grandes conjuntos de dados que precisam de ferramentas específicas para melhor serem gerenciados).

 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar e nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!


Fontes:

-https://florestal.revistaopinioes.com.br/revista/detalhes/8-planejamento-florestal-com-uso-de-drones/

-https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/46891736/cientistas-usam-drones-para-fazer-inventario-de-florestas-e-estimar-volume-de-madeira

-https://pixforce.com.br/inventario-florestal-realizado-partir-de-imagens-com-dronesvants/

505 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page