• Gabriella Porto

Conservação do Solo e da Água

A conservação ambiental é um tema de extrema importância nos dias atuais, ela pode ser caracterizada como um conjunto de ações que buscam o uso racional e sustentável dos recursos naturais respeitando, de forma harmoniosa, sua renovação. O termo conservação ambiental é utilizado para expressar ideias de uso sustentável, por exemplo, da água e do solo, procurando garantir o equilíbrio entre as atividades humanas e a renovação dos recursos naturais. Com isso, no post de hoje abordaremos a conservação do solo e da água.




 

Conservação da Água



A água é um recurso natural renovável essencial para a existência de vida na Terra. Contudo, o desperdício e o uso irracional têm provocado sua falta em diversas regiões do mundo, sendo essa uma das maiores preocupações do século.



Qual a importância?


A água é usada no abastecimento doméstico e industrial, na irrigação das lavouras, na produção de energia hidroelétrica, na navegação, na recreação, etc., e seu consumo aumenta a cada ano. Atualmente, no Brasil e no mundo, a agricultura, essencial para o ser humano, é o setor que mais consome água.


Como é realizada?


O uso consciente e sustentável da água é o passo mais importante para sua conservação. Confira algumas atitudes que podem ser tomadas no dia a dia para contribuir para sua preservação:

  • Não tomar banhos demorados;

  • Fechar a torneira da pia enquanto escova os dentes;

  • Fechar a torneira do chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, abrindo-a somente na hora do enxágue.

Você sabia que consumir produtos que pouco comprometem o ciclo dos recursos naturais o torna um consumidor consciente? E, além disso, força as indústrias a se adequarem seus produtos e processos as ideias de sustentabilidade, contribuindo também para a conservação da natureza.


Conservação do Solo


O solo, além de ser importante para a biodiversidade, serve como fonte de nutrientes para as plantas e é um importante elemento na produção agrícola. Com isso, a sua conservação está diretamente ligada a agricultura e a pecuária. Mais a baixo, você poderá conferir algumas práticas que podem ser adotadas para a preservação dos solos.



Qual a importância?


A conservação do solo e sua importância também estão relacionados com o abastecimento de água e as camadas de terra funcionam como filtros naturais para melhorar a qualidade da água. Por sua vez, a água é necessária para dissolver nutrientes para as plantas. O uso sensato dos recursos da terra assegura a sua disponibilidade para as próximas gerações, e assim, os preços acessíveis para os alimentos no futuro. Outro aspecto da conservação é o lado estético, uma vez que a vegetação abundante agrada muito mais aos olhos do que as áreas desmatadas e abandonadas.


Como é realizada?


Não existe uma forma única de conservação do solo, pois cada um tem suas próprias características, portanto, o planejamento de utilização e manejo do solo, é fundamental para a conservação.


Conheça algumas práticas para o manejo de solo:

  • Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo.

  • Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.

Dentre essas estratégias, podemos citar:

  • Preparo convencional;

  • Preparo mínimo;

  • Plantio direto;

  • Plantio semi direto;

  • Rotação de culturas;

  • Adubação verde;

  • Culturas em faixar;

  • Entre outras.


Obs.: Vale lembrar que várias atividades agrícolas são complementares, podendo gerar economia de recursos se bem exploradas, cabe ao produtor adequá-las para sua realidade.


Em resumo,


O solo proporciona inúmeros serviços à sociedade. Ele contribui para a regularização do clima, via retenção de carbono e na sua relação natural com a água, tem a função de receber, infiltrar, filtrar e armazenar a água. Considerando apenas as atividades agrícolas ele garante, por exemplo, segurança alimentar via produção de alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, também possibilita a produção de fibras, madeira e combustível.

Em relação à água, aumenta a cada dia na sociedade, a consciência da importância deste recurso como instrumento para seu desenvolvimento e sustentabilidade. Além de ser o solvente universal é o principal suporte à vida e tem sido, de forma crescente, fundamental para atividades econômicas importantes como irrigação, criação de animais, geração de energia, processos industriais, navegação, higiene e lazer.




 

Gostou do artigo? Acompanhe a gente se inscrevendo no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".







Fontes:

https://eos.com. Acesso em 14 de Janeiro de 2022.

https://www.matanativa.com.br. Acesso em 14 de Janeiro de 2022.

https://www.fragmaq.com.br. Acesso em 14 de Janeiro de 2022.

https://www.coladaweb.com. Acesso em 14 de Janeiro de 2022.

390 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo