• Maria Vitória Careli

Engenharia Florestal, Carpintaria e Marcenaria - as profissões da madeira


O que são? O que fazem? Onde trabalham? Isso e muito mais de maneira rápida e simples.



O que desenvolvem e estudam?


A Engenharia Florestal é uma área da Engenharia que, simplificadamente, aborda tudo sobre florestas. Inicialmente é cursado o conhecido “ciclo básico” das Engenharias (Matemática, Física, Química e Biologia). Após isso, as disciplinas mais específicas do curso começam a aparecer, sempre voltadas para as ciências exatas, agrárias e biológicas. Vai desde a Ecologia, passa pela conservação de recursos até o manejo destes.


A Carpintaria é uma técnica que utiliza a madeira em seu estado natural e a partir dela há o desenvolvimento de peças mais rústicas que vão se tornar estruturas. Escadas, vigas, assoalhos e afins. O carpinteiro é o responsável por desenvolver esses produtos e por isso, deve possuir precisão técnica, conhecimentos de geometria, dos tipos de madeira e como trabalha-las para obter o melhor produto de cada uma.

Já na Marcenaria são desenvolvidos trabalhos de fabricação, consertos, reparos de móveis e objetos que tenham como base a madeira. Ou seja, o marceneiro é encarregado de produzir objetos como janelas, portas, armários, cadeiras, entre outros. Ele desenvolve um trabalho até mesmo artístico e precisa, também, de conhecimentos técnicos para trabalhar com os diversos tipos de madeira, muitas vezes, madeiras mais nobres.


Onde estudar?


A Engenharia Florestal é um curso de formação de Bacharel em Engenharia Florestal, diversas Universidades, Institutos e Faculdades disponibilizam o curso na modalidade presencial. Em média, a duração é de 5 anos.


Tanto a Marcenaria quanto a Carpintaria podem ser estudadas em cursos técnicos, encontrados em instituições que oferecem cursos presenciais, pode ser estudada também de forma online, gratuita ou paga, e a carga horária e o tempo de duração podem variar de acordo com o conteúdo do programa do curso e nível de aprendizado.



Locais de trabalho e áreas de atuação


O Engenheiro Florestal pode atuar nas áreas de:


Gestão Ambiental: estudos de impacto ambiental, gestão de unidades de conservação, manejo de bacias hidrográficas, fauna e flora, criação e execução de projetos de arborização e paisagismo.


Sensoriamento Remoto: gerenciamento de softwares da área ambiental e florestal.

Manejo Florestal: planejamento e gerenciamento da produção e organização florestal, colheita e transporte dos produtos florestais. Licenciamento, legislação florestal, ambiental e administração de projetos florestais.


Silvicultura: melhoramento florestal, plantio, reflorestamento e proteção florestal. Aplicação de técnicas de sistemas agrossilvipastoris e silviculturais em geral, tecnologias de produção de culturas regionais e também produção de produtos não-madeireiros da floresta.


Tecnologia de Produtos Florestais: Identificação e caracterização, processamento mecânico e industrial e secagem e preservação da madeira. São estudadas as propriedades físicas e mecânicas da madeira e desenvolvidos projetos de construções florestais.


Mensuração Florestal: monitoramento do crescimento e produção florestal, quantificação e avaliação técnico-econômica de usos múltiplos da madeira, de produtos florestais madeireiros, não-madeireiros e da biomassa florestal, além da modelagem e simulação florestal.

O Carpinteiro, por conta de seu trabalho com estruturas, é muito requisitado na construção civil e naval. Pode ser solicitado também áreas militares, industriais e consultoria.


O Marceneiro pode atuar em áreas específicas como a arquitetura, design de interiores, móveis planejados, decoração, consultoria entre outros.



Em resumo, são profissionais estudiosos, capacitados e com grande talento, competências e habilidades em seu trabalho.


Gostou do artigo? Acompanhe a gente para mais artigos interessantes e informativos como este, se inscrevendo no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".



Dados e informações baseadas em: Blog Quinta Dellarte, Central Florestal, Voitto, Marcenaria eficiente e RTE da Marcenaria Moderna.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VOLTE SEMPRE!

A Flora Jr. é uma empresa júnior, sem fins lucrativos, visando sempre fomentar o empreendedorismo entre os alunos de Engenharia Florestal da UFRRJ, além do bem-estar dos nossos clientes através de projetos realizados com maestria e a um baixo custo. Você faz parte dessa história!

NOSSOS PRINCIPAIS SERVIÇOS:

- Inventário Florestal

- Consultoria Ambiental

- Restauração Florestal

- Análise de Água

- Educação Ambiental

- Horticultura

- CAR

ENCONTRE-NOS:

UFRRJ - Rodovia BR 465,

Km 07, s/n - Zona Rural,

Seropédica - RJ, 23890-000

 

(21) 97016-4624

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

© 2019 Flora Jr. | Alguns direitos reservados.