top of page

Espécies Nativas Que Agem Como Invasoras

Espécies nativas são aquelas originárias do lugar em que vivem, ou seja, apresentam o seu crescimento determinado pelos limites naturais, incluindo o seu potencial de dispersão. A invasão biológica ocorre quando outras espécies, não pertencentes ao ecossistema, são introduzidas no local, gerando uma série de danos ao ambiente. Entretanto, espécies nativas podem atuar como invasoras em determinadas situações.


Para saber mais sobre é só continuar aqui com a gente!



Como isso ocorre?


As espécies nativas se reproduzem de forma descontrolada após algum desequilíbrio ambiental, assim, começam a atuar como invasores, podendo ser atribuídas ao termo "superdominantes".


Espécies consideradas superdominantes, são aquelas que sofrem distúrbios de origem antrópica e começam a "invadir" o seu próprio ecossistema. Elas acarretam várias problemáticas ao ambiente, que podem percorrer durante muito tempo.


Exemplos:

  1. Gramíneas braquiária (Urochloa spp.);

  2. Capim-gordura (Melinis minutifolia);

  3. Capim-rabo-de-burro (Andropogon spp.);

  4. Capim-sapê (Imperata brasiliensis);

  5. Samambaias (Pteridium);

  6. Palmeira (Archontophoenix cunninghamiana H. Wendl).


Imagem 1: capim-gordura (Melinis minutifolia)

Imagem 2: capim-rabo-de-burro (Andropogon spp.)


Como resolver?


Uma forma de restaurar a ecologia do ambiente, é realizando o plantio de mudas facilitadoras com o intuito de agilizar o processo de sucessão. A Flora faz esse serviço, então se ficou interessado, entre em contato conosco!


 

Gostou do artigo? Acompanhe a gente se inscrevendo no nosso blog através do botão"Login/Registre-se".




Fontes:


Saiba tudo sobre as espécies de árvores nativas e exóticas. Instituto Brasileiro de Florestas. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/especies-nativas-e-exoticas. Acesso em 3 de dezembro de 2021


MATOS, Dalva Maria da Silva; PIVELLO, Vânia Regina. O impacto das plantas invasoras nos recursos naturais de ambientes terrestres: alguns casos brasileiros. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 61, n. 1, p. 27-30, 2009. Acesso em 3 de dezembro de 2021.

SILVA, Gabriela Moraes da. Invasões biológicas em ecossistemas tropicais e subtropicais: aspectos ecológicos, impactos e manejo. Florianópolis, SC. 2021. Acesso em 3 de dezembro de 2021.


Rocha, Lucas & Lima, Gumercindo & Martins, Sebastião & Torres, Fillipe & Reis, Cristiano. (2017). Avaliação da presença de espécies exóticas em unidades de conservação estaduais de Minas Gerais, Brasil. Revista de Ciências Agroambientais. 15. 238-248. 10.5327/Z1677-606220171776. Acesso em 6 de dezembro de 2021.



117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page