top of page

Importância da Fauna para o Meio Ambiente

Você sabia que um dos símbolos da fauna brasileira é a onça-pintada?


Ela é considerada o maior felino das Américas e sua sobrevivência representa o bom equilíbrio do ecossistema, necessária para ações de conservação. A fauna e a flora brasileira são as principais demonstrações da grande biodiversidade do país, porém não é segredo que em anos sofrem com as ações do homem e as desenfreadas explorações para diversos fins. Essas ações interferem muito mais do que apenas as matas brasileiras, sendo a fauna grande aliada para o equilíbrio do meio ambiente.



Quer saber mais? Continue com a gente!





1. PAPEL DA FAUNA NO ECOSSISTEMA


Ecossistema pode ser definido como a interação entre os organismos vivos presentes em determinado local, onde cada espécie, seja vegetal ou animal, desempenha seu próprio papel no ecossistema.


Se tratando das interações entre plantas e animais, alguns animais desempenham um papel importantíssimo para a planta, sendo a polinização. Animais como abelhas, morcegos, beija-flores e outros insetos, polinizam as flores, que, portanto, se tornam frutos.






Já outras espécies são responsáveis por dispersar as sementes presentes nos frutos. Sejam animais pequenos como as cutias ou grandes como as antas, esses animais dispersam uma grande variedade de sementes e de diversos tamanhos, as levando para longe, fazendo a distribuição de espécies vegetais dentro de uma determinada área.


Outro sinal de que um ecossistema está equilibrado, é a presença das onças. Por estar no topo da cadeia alimentar, a onça precisa de um ecossistema que a sustente e para isso é necessária a presença de espécies herbívoras de médio e grande porte. Ela garante que a população desses animais não cresça a ponto de afetar as plantas que por sua vez afetariam todas as outras espécies do local.


2. FATORES QUE AMEAÇAM E CAUSAM PERDAS DA BIODIVERSIDADE


No Brasil, a fauna é constituída por mais de 118 mil espécies de invertebrados e cerca de 8930 espécies de vertebrados, sendo estes mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes continentais e peixes marinhos, das quais mais de mil estão listadas como ameaçadas de extinção.


A perda da biodiversidade da fauna é causada por fatores, geralmente externos, que atualmente são considerados crimes ambientais, mas a tendência de não agirmos de forma sustentável ainda está enraizada na cultura brasileira, sendo elas:


  • A diminuição do habitat da fauna, pode ser entendida como toda e qualquer ação que envolva a perturbação do dinamismo entre organismos de forma a causar algum mal. Essas ações podem acontecer de forma natural ou provocada por um terceiro, atualmente, as ações do homem categorizam a maior porcentagem de causadores dessas perturbações em grande maioria em casos de desmatamento, queimadas ilegais, aumento da urbanização.


  • A poluição, é um fator que afeta diretamente o ecossistema, principalmente por atingir a biodiversidade em si. A contaminação do solo, das águas e do ar podem fazer com que algumas espécies não se estabeleçam em determinado local já que com a poluição diminui a disponibilidade de alimento, água potável e principalmente aumenta a incidência de doenças, o que pode fazer com que cada vez mais espécies sejam extintas.


  • O uso excessivo de recursos naturais, é um tópico que se expande para vários âmbitos, portanto são várias as ameaças a biodiversidade. A caça e a pesca ilegais juntamente com o tráfico de animais, são responsáveis pela diminuição e até desaparecimento de algumas espécies, diminuindo a biodiversidade e afetando diretamente o ecossistema. Da mesma forma o desmatamento ilegal, a retirada e tráfico de madeira e espécies vegetais causa um impacto enorme seja no sequestro de CO₂ ou na manutenção da biodiversidade, diminuindo o número de indivíduos de várias espécies e impedindo a conservação do ecossistema.


3. TRÁFICO DE ANIMAIS X DOMESTICAÇÃO DOS ANIMAIS


No Brasil a criação de animais silvestres de pequeno porte, como o papagaio, é liberada se comprados em criadouros autorizados e regularizados por órgãos ambientais, porém por possuir alto valor há a procura em comércios ilegais abastecidos pelo tráfico.

O tráfico de animais movimenta um comércio ilegal impulsionado pela demanda de procura e potenciais compradores. A forma como esses animais são tirados da natureza, geralmente filhotes, demonstra o pensamento retrógrado e egoísta do homem, e também a crueldade dessas ações que muitas das vezes causam danos físicos aos animais para não chamarem a atenção da fiscalização.


Em questões de números cerca de 38 milhões de animais são retirados da natureza por ano, a grande maioria dos animais são as aves, sendo que 6 a cada 10 morrem antes de chegar na mão do consumidor.


Esse debate traz em consideração outro ponto importante, a domesticação dos animais silvestres. É importante salientar que essa é uma iniciativa errônea e pode causar problemas ao meio ambiente, considerando que ao retirar o animal da natureza por questões como o aumento da urbanização, leva a vinda desses animais a cidades em buscas de alimentação e abrigo, como também por compra ilegal. Podendo causar:


  • Humanização do animal: faz o animal perder extintos naturais dificultando sua reintrodução ao habitat.

  • Diminuição de qualidade de vida: por conta do pouco conhecimento no que tange a alimentação correta, cuidados veterinários e as necessidades territoriais dessas espécies.


5. CONSERVAÇÃO DA FAUNA


Atualmente, podemos contar com organizações, santuários, áreas de conservação e preservação que visam compensar essas ações. Podendo reintroduzir animais de volta ao ecossistema ou por questões adversas o animal não poder voltar, assim há a possibilidade de criação destes para que haja a reprodução das espécies, além disso, áreas de preservação que contam com a fiscalização de órgãos ambientais geram a proteção de um território nativo e de todos os envolvidos nesse ecossistema, garantindo a interação natural entre eles e as áreas de conservação, proporcionando a retirada de recursos naturais de forma sustentável.


Foi possível notar a participação deles, principalmente, na tragédia ambiental no pantanal, acontecimento que sensibilizou os brasileiros e trouxe a temática de conservação e preservação dos biomas brasileiros em várias discussões.







 


Gostou do artigo? Acompanhe a gente se inscrevendo no nosso blog através do botão"Login/Registre-se".


 


Fontes


www.wwf.org.br/ .Acesso em 3 de Abril de 2022.

oeco.org.br/ .Acesso em 3 de Abril de 2022.

www.icmbio.gov.br/ .Acesso em 2 de Abril de 2022.

www.bbc.com/.Acesso em 2 de Abril de 2022.

mundoeducacao.uol.com.br/.Acesso em 3 de Abril de 2022.

www.todamateria.com.br/ .Acesso em 3 de Abril de 2022.

1.723 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page