top of page

Indústria e a Energia Renovável

Com o aumento do aquecimento global causado pela emissão de gases de efeito estufa, torna-se cada vez mais importante para países de todo o mundo, o início de investimentos em energia renovável.


O setor energético brasileiro é conhecido por possuir uma matriz energética com grande quantidade de energia renovável, presente em poucos países. Isso significa que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do Brasil por unidade de energia consumida são pequenas em comparação com outros países.


O que é energia renovável?


A energia renovável é a energia obtida a partir de fontes, regeneradas espontaneamente ou por intervenção humana. São exemplos a energia solar, eólica, hidráulica, de biomassa, geotérmica, energia dos oceanos e energia de hidrogênio.


Energia Hidráulica


A hidroeletricidade é obtida pelo movimento da água dos rios.


Energia Solar


A energia solar é uma fonte de energia limpa e barata. Seu uso não agride o meio ambiente e é uma opção bastante viável.


Energia Eólica


É produzida por turbinas eólicas, onde o vento é captado por hélices de turbinas conectadas a geradores elétricos que são acionados.


Energia da Biomassa


A energia da biomassa é obtida por meio de tecnologias que possibilitam a conversão de uma variedade de produtos como plantas, excrementos, madeira, resíduos agrícolas e até mesmo lixo em energia.


Energia dos Oceanos


A energia das marés consiste em converter a energia contida nas ondas do mar em energia elétrica.



Além da eficiência, o uso dessas fontes renováveis ​​é benéfico, pois ajuda a preservar o meio ambiente. De fato, as vantagens das fontes renováveis ​​sobre as não renováveis ​​são a força motriz por trás do crescimento do uso de energia renovável no mundo nos últimos anos. A energia renovável é mais barata que a energia convencional, pois utiliza recursos abundantes e de fácil captura. Portanto, a previsão é que, até 2035, as energias renováveis ​​sejam a opção mais econômica para atender o consumo global da indústria, comércio, construção, transporte, etc.

Além disso, as energias renováveis ​​são fontes de energia verde, cujo benefício é o mais procurado no mundo hoje devido às emissões de GEE de fontes não renováveis ​​que alimentam o aquecimento global.

Conclui-se que a energia renovável pode ser mais utilizada no longo prazo, pois está disponível em muitos recursos e é rapidamente reposta na natureza, ao contrário das fontes de energia não renováveis, que podem se esgotar, ficando inacessíveis para as gerações futuras.


__________



Gostou?!



Curte, compartilha e continue acompanhando os conteúdos da Flora!


_____________________________________



Referências Bibliográficas





230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page