top of page

Mudanças climáticas e enchentes no Brasil: Qual sua relação?

Atualmente, muito se ouve falar acerca de Aquecimento Global. O aquecimento global é em resumo o aumento da temperatura média do planeta que se dá por meio do efeito estufa. Este é um fenômeno natural responsável pela manutenção da temperatura na Terra, porém, devido ao aumento da poluição, queimadas e desmatamento, o efeito estufa está ocorrendo em níveis muito acima do ideal.

Em razão dos altos níveis do efeito estufa, o aquecimento global se intensifica, causando o derretimento de calotas polares, aumento no número de queimadas naturais, desertificação de áreas e alterações nos níveis de chuva por todo o globo terrestre.



  • Mudanças climáticas x Enchentes no Brasil

As mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa, causam alterações nos níveis de chuva, resultando em um alto nível pluviométrico em determinada região. Tal aumento ocorrendo concomitantemente à poluição e falta de infraestrutura nas cidades, resultam no aumento de enchentes, inundações e alagamentos.


  • Enchentes, inundações e alagamentos: qual a diferença?

As enchentes são fenômenos naturais que podem ou não sofrer alterações antrópicas (alterações causadas pelo homem). Ela ocorre a partir do aumento do volume de água dos rios. Assim como as enchentes, as inundações também são fenômenos naturais que podem sofrer ações antrópicas e pode ser definido como o transbordamento de água em um espaço. Já os alagamentos, podem ser descritos como um acúmulo de água que não escoou, seja em zonas urbanas, acarretado pelo entupimento de bueiros, ou em zonas naturais, causadas pela baixa capacidade de absorção de água pelo solo.


  • Quais as consequências para nós?

Em zonas urbanas, as enchentes causam danos a casas e comércios, causando destruição da estrutura destes e de outros bens materiais como: camas, geladeiras, fogões, etc. Em casos mais graves, a força das águas pode acarretar o desmoronamento, além de contribuírem na proliferação de vetores e doenças como, por exemplo, a Leptospirose.



As mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e aquecimento global estão cada vez mais perceptíveis e prejudiciais a toda vida na Terra. Logo, cabe a nós tomarmos as atitudes necessárias para revertermos essa preocupante realidade de forma que possamos garantir um futuro melhor para nós e para as próximas gerações, visando sempre a sustentabilidade a consciência socioambiental.



 

Gostou?!


Curte, compartilha e continue acompanhando os conteúdos da Flora!




Referências


1.964 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page