top of page

O Desmatamento da Floresta Amazônica


 

A Floresta Amazônia é composta por cerca de 5.500.000 km², sendo a maior floresta tropical do mundo. Ela cobre o noroeste do Brasil e se expande até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul. A Amazônia é vital para o mundo, pois além de apresentar a maior biodiversidade do planeta, também estabiliza o clima global, leva a umidade para toda a América do Sul e administra as chuvas dessa região. Porém, a sua taxa de desmatamento aumentou em um ritmo acelerado nos últimos anos e pode levar a grandes prejuízos para a sociedade.

Gostou do tema? Então fica aqui com a gente para saber mais sobre a Floresta Amazônica e o seu maior inimigo, o desmatamento!


Amazônia Legal


Com já falado em nosso post, a Amazônia Legal foi definida com o objetivo de promover um desenvolvimento econômico dos estados amazônicos, ela delimitou a área de atuação Superintendência do Plano de valorização Econômica da Amazônia, entretanto, vem enfrentando desafios por conta do alto índice de desmatamento e da exploração predatória e ilegal.

Desmatamento


O desmatamento da maior florestal tropical do mundo ganhou força nesses últimos anos, o retrocesso em políticas ambientais, a impunidade em crimes ambientais, os projetos de extração ilegal de madeira, mineração, queimadas e entre outros, são alguns fatores que podemos destacar como causadores desse fenômeno. Foi revelado no dia 19/04/2021 que a Floresta Amazônica apresentou o maior índice de desmatamento desde 2011, dados que foram levantados pelo instituto Imazon.


No ano de 2020 vimos como as florestas perderam a sua biodiversidade por conta das queimadas, estas, que foram causadas para dar espaço a grandes áreas de pastagens, lavouras ou garimpos, o maior problema dessa prática é que ela está além do controle humano, causando graves problemas ambientais e pondo em risco a vida da comunidade

que vive ao seu redor.


Imagem de Erick Caldas Xavier, CC BY-SA 4.0, via via Wikimedia Commons

Impactos do desmatamento


  • Aumento da temperatura global

O efeito estufa, é um fenômeno natural que proporciona a vida na terra, pois é responsável pela manutenção da temperatura da superfície terrestre. Entretanto, a sua intensificação causada pelo aquecimento global, traz prejuízos para a vida humana pelo fato de elevar a temperatura média do globo, causando perdas agrícolas, aumento do nível do mar e alterando a disposição dos elementos e recursos naturais.

Uma das formas de controlar esse fenômeno, seria com a implementação de recursos renováveis de forma mais sucinta por parte das indústrias, contribuindo com a diminuição do uso de combustíveis fosseis, que são muito usados hoje e causam grandes impactos ambientais.


  • Surgimento de novas doenças

A intensa interferência humana nas florestas não ocasiona só problemas nas questões ambientais, como também para a saúde da humanidade. Doenças como malária, zika, dengue e febre amarela são de origem zoonótica. Por conta dessas transformações no cenário florestal estamos entrando cada vez mais em contato com seres que carregam patógenos que afetam a saúde da sociedade e causam doenças infecciosas. A alta circulação de pessoas somada ao desmatamento, potencializa o aumento dos surtos de doenças que podem dar origem a novas pandemias.


  • Resistência antimicrobiana

Em áreas nativas é comum haver a produção de substâncias que fomenta a competição entre bactérias, porém quando essa área sofre uma degradação, os fatores de competição aumentam e favorecem aquelas que apresentam uma maior resistência as substâncias presentes. O processo de derrubada das arvores procura abrir espaço para o uso da terra na agricultura e pecuária, por exemplo, e durante esse processo o solo passa por um série de transformações, tanto com a presença das cinzas da vegetação antes presente, quanto com o uso de calcário e outros insumos agrícolas usados para preparar o solo para a agricultura.



Na pecuária é muito usado antibióticos na alimentação dos animais para tratar doenças infecciosas e esses medicamentos podem chegar ao solo por meio das fezes e urina. Quando essas substâncias entram em contato com bactérias, as mais sensíveis serão eliminadas e a mais resistes serão selecionadas, até que em um determinado momento o ambiente vai apresentar somente bactérias resistentes no animal ou no ambiente. Por conta desse risco, qualquer local que lide com esse tipo de produção necessita passar por uma fiscalização e provar que sua carne está livre de antibióticos, além de ser necessário o uso ideal desses medicamentos, para não ocorre prejuízos ao ambiente.



One Heatlh


Imagem de Thddbfk, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Esse termo em inglês diz respeito a integração da saúde humana, a saúde animal e o ambiente, tendo como objetivo a implementação de praticas e adoção de politicas públicas que possam prevenir e controlar as enfermidades em nível local, regional, nacional e global.

É possível observar que esses fatores estão todos interligados, por isso o mundo precisa de medidas que não os veja como elementos separados, pois sua conectividade afeta diretamente a maneira que pessoas, animais e o meio ambiente se relacionam. Práticas que visam o seu controle são essenciais para manter as pessoas e os animais protegidos contra doenças, e para a melhoria da qualidade de vida de todo o mundo.


A questão do desmatamento traz inúmeros pontos negativos que vão impactar as gerações futuras e já podem ser sentidos pela sociedade atual. Medidas precisam ser tomadas o mais rápido possível!


 

Gostou do tema? Compartilha! Estamos sempre postando temas super interessantes para vocês! Para não perder nenhum daqui pra frente, se inscreve no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".

940 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page