top of page

O que é Madeira de Lei?

Atualizado: 14 de out. de 2020



 

Atualmente existem vários tipos de madeira sendo legalmente comercializadas para os mais diversos fins. Às vezes fica até difícil escolher qual seria a melhor opção para o seu projeto. Por exemplo, um móvel de madeira de lei pode ser considerado uma joia, não é mesmo? Pois é, hoje o nosso assunto são madeiras. Um material que também pode ser usado em telhados, pisos e outros objetos que traz elegância e valoriza muito o ambiente.


Mas você sabe o que é madeira de lei? Sabe quais são os tipos de madeira de lei do Brasil? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre. Então fique aqui com a Flora e descubra tudo o que você precisa saber sobre esses produtos.


O que é Madeira de Lei?


No Brasil, esse termo passou a ser utilizado como sinônimo de madeira boa. Mas afinal, o que é madeira boa? Concordamos que uma madeira pode ser boa para uso da construção civil e não ser ideal para outros fins, certo!?


Madeira de lei é aquela que apresenta maior resistência, qualidade e custo em relação às outras madeiras. Elas possuem uma densidade maior, portanto são mais pesadas, mas em contrapartida, são menos propensas a sofrer os impactos dos ataques de cupins, insetos em geral e umidade. Madeiras que se encaixam nesse padrão, normalmente, possuem cores marcantes desde o bege-amarelado até o vermelho escuro.


A primeira espécie classificada como madeira de lei foi o pau-brasil! Mas esse termo é antigo, e remonta à época do Brasil Imperial, em que a coroa do rei Dom João VI proibiu que os civis extraíssem essas madeiras. Ficou determinado que algumas espécies de árvores só poderiam ser derrubadas para uso exclusivo da coroa. O material era estratégico, pois era a matéria-prima para a construção de navios, residências e móveis.


Nos anos seguintes, madeiras como o jatobá e a peroba também foram incluídas na categoria de madeira de lei.


Hoje, com uma definição mais ampla e completa do que antigamente, espécies como o ipê, o mogno, o cedro e o jacarandá passaram a integrar esse nobre time. Vale também dizer que um dos segredos da durabilidade dessas árvores é que elas produzem em seu cerne substâncias químicas que protegem o tronco do ataque de fungos e insetos.


Temos listado a seguir as principais espécies de madeira de lei:



Você deve estar se perguntando: onde essas madeiras são utilizadas? Bom, para diversos fins, podendo ser na construção civil (portas, janelas, escadas), construção naval, confecção de móveis e instrumentos musicais. De toda forma, esses usos requerem alta qualidade e durabilidade, e por isso são escolhidas tais madeiras.


 

E você, planeja plantar alguma dessas espécies, ou está estudando a possibilidade? Fale conosco. Podemos te ajudar a realizar um sonho e entrar num mercado incrível!


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

9.412 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page