top of page

O que é Agricultura Sintrópica?


O termo sintropia significa a capacidade de organização em sistemas que promove compreensão do problema e planejamento. Quando nos referimos a sintropia na agricultura, estamos falando de uma inovação no ramo de uma técnica milenar que busca sustentabilidade e eficiência do cultivo através de boas condições ambientais, equilíbrio e dinamismo.

Quer entender mais sobre? Continue com a gente!


 


1. O QUE É?


Este modelo criado por Ernst Götsch é o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos, também entendida como agrofloresta sucessional, que se apresenta como um sistema de cultivo que possui integração, equilíbrio e dinâmica entre as culturas envolvidas, promovendo boas condições para alta produtividade com a regeneração do ecossistema, pois possibilita que toda necessidade do sistema seja suprida pelo próprio sistema, como exemplo, manutenção do solo e favorecimento do ciclo de água. Desta forma, há possibilidade de entender os ciclos e necessidades do ecossistema, permitindo, sem a intervenção do homem, a manutenção natural do ecossistema e sem perturbações ambientais no que tange a desmatamento e esgotamento dos recursos naturais.


Figura 1: Exemplo de uma paisagem rural com sistema agroflorestal



2. PRINCÍPIOS DA AGRICULTURA SINTRÓPICA


Os princípios da agricultura sintrópica estabelecido por Ernst Götsch consiste no conjunto de padrões fundamentais para o sucesso do sistema, estes devem trabalhar de forma simultânea, pois são interligados de maneira que ao possuir ausência de um princípio há enfraquecimento de outro e consequentemente de todo sistema. São eles:

  • Maximização da fotossíntese;

  • Sucessão natural e estratificação;

  • Cobertura do solo e Plantios adensados;

  • Capina seletivas e podas;

  • Sincronização dos plantios;

  • Estabelecimento dos cultivos;

  • Ecofisiologia das plantas;

  • Reconhecimento do benefício de cada indivíduo no sistema, para assim fazer uma intervenção necessário com coerência e precisão;

  • Concentração de energia e geração de biomassa de forma eficiente.



3. BENEFÍCIOS


A adoção de uma agricultura sintrópica além de ser ecologicamente correta, traz uma série benefícios, tais como:

  • Maior retenção de nutrientes no solo;

  • Aumento na biodiversidade local;

  • Melhoria da estrutura do solo;

  • Alterações no microclima;

  • Favorecimento do ciclo da água;

  • Plantas mais saudáveis;

  • Menor incidência do ataque de pragas.



4. ERNEST GÖTSCH


Nascido em Raperswilen, Suíça em 1948, Ernst Götsch é um agricultor, pesquisador e criador da Agricultura Sintrópica. Inicialmente trabalhou em pesquisas com melhoramento genético na instituição estatal FAP Zürich-Reckenholz, mas após si questionar "Será que não conseguiríamos maior resultado se procurássemos modos de cultivo que proporcionassem condições favoráveis ao bom desenvolvimento das plantas, ao invés de criar genótipos que suportem os maus-tratos a que as submetemos?", decidiu deixar suas pesquisas para desenvolver métodos mais eficientes de cultivo.


Ernst chegou ao Brasil na década de 1980 com o objetivo de produzir cacau em uma área antes dita como inviável para produção. Onde testou os métodos desenvolvidos na Europa e Costa Rica e dessa forma reflorestou 480 hectares da propriedade que atualmente possui o nome Fazenda Olhos D'água. A fauna e a flora do local foram restabelecidas assim como os 14 cursos d'água que passam pela propriedade, que antes da intervenção de Ernst, estavam secos. Sendo, atualmente, utilizado apenas 5 hectares para sua produção de cacau e hortaliças.


Além de ministrar cursos e palestras, ainda mantém em funcionamento todo o complexo ecossistema de sua propriedade, para ele não existe terra ruim e também percebeu que o segredo de uma agricultura saudável está no fato dela estar totalmente integrada a natureza, fazendo parte de seus ciclos, fornecendo nutrientes ao solo, permitindo uma sucessão ecológica e uma maior interação entre as espécies, além de todo um ciclo hidrológico que traz mais umidade, uma maior incidência de chuvas e revitalização de cursos d'água, que é graças ao esforço de Ernst, que segundo ele, planta água.



Figura 2: Ernst Götsch



Figura 3: Fazenda Olhos d'água



 


Referências


https://agendagotsch.com/pt/. Acesso em 12 de maio de 2022.

https://www.ecycle.com.br/. Acesso em 15 de maio de 2022.

http://www.ecoagri.com.br/. Acesso em 15 de maio de 2022.



 

 

Gostou?!

Curte, compartilha e continue acompanhando os conteúdos da Flora!


























987 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page