• Flora Júnior

Qual a importância do Levantamento Florístico para o Inventário Florestal?


Em uma floresta nos deparamos com uma enorme biodiversidade não é mesmo? O Levantamento florístico é um estudo técnico que tem como objetivo identificar as espécies da flora ocorrentes em uma determinada área ou região, caracterizá-las (como as suas espécies e famílias), ele que promove um estudo detalhado de todas as espécies e determina a quantidade de madeira existente em uma certa área, com as exatas medidas e densidades de cada planta, de acordo com a sua altura e diâmetro. Mas por que o levantamento florístico é importante para o inventário florestal? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre. Então fique aqui com a Flora!!


O Inventário Florestal é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais, através dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe.

Os objetivos do Inventário são estabelecidos de acordo com a utilização da área, que pode ser área de recreação, reserva florestal, área de manutenção da vida silvestre, áreas de reflorestamento comercial, entre outros.


No caso das florestas com fins madeireiros por exemplo, o inventário florestal visa principalmente a determinação ou a estimativa de variáveis como peso, área basal, volume, qualidade do fuste, estado fitossanitário, classe de copa e potencial de crescimento da espécie florestal.

Inventário florestal é um trabalho relacionado ao procedimento de identificação botânica. Dentre todas as etapas que envolvem o inventário e a identificação botânica é a mais importante, é aqui que entra o levantamento florístico, no qual irão identificar as espécies da flora ocorrentes na área, características de cada espécie.


A partir dela, é possível saber as espécies que ocorrem em uma localidade, quais são as mais importantes, as raras e/ou ameaçadas de extinção, exóticas e nativas e outras características.

Para uma correta identificação, é necessário observar as características da planta, como arquitetura, caule, folhas, flores, inflorescências, frutos, presença de exsudatos, etc. Algumas espécies são mais comuns e fáceis de identificar em campo. Para outras, é necessária a realização de coletas de material botânico para posterior consulta à literatura e herbários, tanto físicos quanto virtuais.

Logo, o levantamento florístico é essencial para a realização do inventário florestal. Se interessou no serviço? Então entre em contato conosco!


Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais e fique atento que logo postaremos sobre outros temas interessantes como esse!

24 visualizações
VOLTE SEMPRE!

A Flora Jr. é uma empresa júnior, sem fins lucrativos, visando sempre fomentar o empreendedorismo entre os alunos de Engenharia Florestal da UFRRJ, além do bem-estar dos nossos clientes através de projetos realizados com maestria e a um baixo custo. Você faz parte dessa história!

NOSSOS PRINCIPAIS SERVIÇOS:

- Inventário Florestal

- Consultoria Ambiental

- Restauração Florestal

- Análise de Água

- Educação Ambiental

- Horticultura

- CAR

ENCONTRE-NOS:

UFRRJ - Rodovia BR 465,

Km 07, s/n - Zona Rural,

Seropédica - RJ, 23890-000

 

(21) 97218-9442

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

© 2019 Flora Jr. | Alguns direitos reservados.