top of page

Tribos Indígenas e a Conservação dos Recursos Naturais

Os recursos naturais estão cada vez mais sendo devastados pelas ações humanas, e isso vem gerando grandes problemas ambientais, como, por exemplo, o aumento da emissão dos gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global, a destruição do habitat de espécies da fauna e flora, entre outros problemas.


Quer saber mais sobre o assunto? Só arrastar para baixo!


Tribos Indígenas


Os povos tradicionais são grandes aliados quando se trata da conservação dos recursos naturais. Atualmente grande parte da população dessas tribos vivem nas cidades, porém ainda há muitos integrantes que vivem no interior das florestas.

As tribos indígenas são conhecidas como "guardiões da floresta", pois desenvolveram técnicas adequadas de manejo dos recursos naturais que não afetam os ecossistemas. Eles acreditam que a natureza é algo que deve permanecer intocado, pois somos dependentes dela tanto de forma física quanto psicológica e cosmológica.


No Brasil


No Brasil existem pelo menos 305 povos indígenas, totalizando uma população de aproximadamente 800 mil pessoas. De acordo com a Funai, essas pessoas vivem em 724 terras ou reservas, que chega a ter uma área de 117 milhões de hectares. Essas terras estão concentradas na Amazônia Legal e juntas formam grandes blocos de floresta, agindo uma das principais defesas contra o avanço do desmatamento.


Desmatamento

Dentre as atividades que mais degradam as florestas, podemos citar: expansão da agropecuária, obras de infraestrutura em larga escala, invasões de terras para o roubo de recursos florestais e avanço da mineração dentro e em seu entorno.


É importante termos em mente, que preservar e respeitar a cultura desse povo é contribuir continuamente com o progresso dos recursos naturais. Estudos indicam que áreas habitadas pelos mesmos, possuem maior biodiversidade tanto animal quanto vegetal.


 

Gostou?!



Curte, compartilha e continue acompanhando os conteúdos da Flora!



 


Referências Bibliográficas



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page