top of page

6 Espécies de Árvores Nativas do Brasil

Espécie nativa é aquela natural de um determinado ecossistema ou região. Quando uma espécie foi introduzida pelo homem em um determinado local, ou seja, não está em seu local de ocorrência natural, esta é considerada uma espécie exótica. Existe ainda, as espécies endêmicas que são aquelas exclusivas de um determinado bioma ou ecossistema. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre as espécies nativas, continue conosco!

 
 

As espécies nativas evoluíram em seu território ao longo de milhões de anos, logo estão em equilíbrio com outros organismos da região, pois interagiram com o ambiente por muito tempo, passando por um rigoroso processo de seleção natural que resultou em espécies adaptadas e resistentes às mudanças climáticas de seus biomas.


Contudo, quando uma espécie exótica ou invasora é inserida na localidade, isto pode gerar desequilíbrio por inúmeros motivos, como por exemplo a falta de uma espécie que a prede, levando a um crescimento populacional desenfreado.


Infelizmente nas últimas décadas o ser humano vem impactando a natureza de forma a prejudicar o todo o ambiente e os seres que nele habitam, o que leva a migração e a extinção de determinadas espécies da biodiversidade local pela introdução de espécies exóticas.

Deve-se fazer um levantamento florístico para locais vegetados que sofrerão intervenção humana, pois os biomas estão sendo descaracterizados e a urbanização cresce a cada dia, o que dificulta a viabilidade das espécies nativas. Isto se torna ainda mais preocupante quando levamos em conta que existem espécies endêmicas, logo, deve-se manter a renovação de espécies nativas para a preservação de seus recursos genéticos. .


As árvores nativas podem ter diversas utilizações como a recuperação de áreas degradadas, preservação permanente, paisagismo, arborização urbana, entre outras.


Isso se deve, pois, o plantio de espécies nativas é extremamente benéfico, já que diversas espécies arbóreas nativas têm madeira de grande utilidade, produzem frutos e sementes comestíveis de alto valor nutritivo e o oferecem abrigo e água para a fauna.


Além disso, se desenvolvem bem por estarem adaptadas às condições de solo e de clima, dificilmente são exterminadas por pragas e os agentes polinizadores podem agir mais e de forma proveitosa.


Os brasileiros devem reconhecer a importância de suas espécies nativas, pois elas se relacionam a nossa história e cultura através da alimentação, artesanato e matéria-prima para a indústria, inclusive o nome do Brasil vem de uma espécie nossa, o Pau-Brasil.


Interessante, né? Então vamos conhecer um pouco mais sobre essa espécie e outras 5 nativas do Brasil:


1. Pau-Brasil (Paubrasilia echinata)


Imagem de Eunice Guimarães, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


Conhecido com pau-brasil ou pau-de-pernambuco, é da família Fabaceae e ocorre na floresta ombrófila densa da Mata Atlântica, a partir do extremo nordeste do Brasil até o Rio de Janeiro.


Pode alcançar entre 10 e 15 metros de altura e possui tronco coberto por acúleos com casa de cor cinza escuro.


Os portugueses utilizavam sua madeira para construção de diversos objetos como móveis, caixas e instrumento musicais, porém sua resina se destacava para a produção de corante para tingir tecidos.


2. Ipê-amarelo (Handroanthus albus)



O ipê-amarelo, aipê ou ipê-ouro é da família Bignoniaceae e ocorre na floresta estacional semidecidual, Floresta de Araucária e no cerrado brasileiros, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Serras do Espírito Santo. Também é nativa em parte do Paraguai e Argentina.


Pode alcançar até 30 metros de altura e sua exuberante floração amarela ocorre com a perda de suas folhas, sendo assim, pode ser utilizada como ornamental.


3. Jacarandá (Jacaranda mimosifolia)


Imagem de Clayton no Pexels


O jacarandá também faz parte da família Bignoniaceae. Ocorre na Argentina, Bolívia e Sul do Brasil e em seu habitat natural está ameaçada.


Pode alcançar cerca 15 metros e no inverno perde suas folhas, dando lugar para suas flores azuis ou roxas na primavera, sendo muito utilizada para arborização urbana em diversos países.


4. Jabuticabeira (Plinia cauliflora)



A jaboticabeira ou jabuticabeira é da família Myrtaceae, nativa da Mata Atlântica.


Esta árvore alcança até 10 metros de altura e suas flores e saborosos frutos crescem em seu tronco ou ramos.


Seus frutos de casca negra e polpa branca podem ser consumidos in natura, na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre. Pode também ser utilizada como ornamental.



5. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)


Imagem de JoaoBOliver por Pixabay


A quaresmeira é uma árvore da família Melastomataceae que ocorre na Mata Atlântica, principalmente na floresta ombrófila densa da encosta atlântica


Alcança de 8 a 12 metros e seu nome é devido a sua floração marcante e duradoura que ocorre entre os meses de janeiro e abril, coincidindo com o período da quaresma cristã.


É muito utilizada na como ornamental na arborização urbana no Brasil.


6. Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa)


Imagem de MARCO AURÉLIO ESPARZ…, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


A sibipiruna, também conhecida como sebipira, é uma árvore da família Fabaceae que ocorre na Mata Atlântica.


Pode atingir até 28 metros de altura e é confundida com o pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança de suas folhas.


É utilizada para arborização urbana e é uma das primeiras espécies a surgir em áreas degradadas, sendo, por isso, muito usada em reflorestamentos.



 

Gostou do tema? Compartilhe com seus amigos! E se você se interessa por assuntos como esse, se inscreva no nosso blog através do botão "Login/Registre-se". Assim você não vai perder nada!


20.236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page