top of page

Importância da Análise de Água para a Saúde Pública.

Atualizado: 2 de fev. de 2021



 

Reflita por um momento, a água que consumimos diariamente precisa passar por um controle de qualidade, não é mesmo? Afinal, não podemos consumir um líquido com substâncias nocivas à nossa saúde. Logo, uma rigorosa gestão de qualidade da água afim de sanar eventuais problemas causados por seu uso, é necessário.

O controle de qualidade visa o monitoramento e melhoria dos recursos hídricos que irá ser fornecido aos consumidores. Ele é feito por empresas responsáveis por esse tipo de aplicação, como empresas de fornecimento de água e saneamento de cada estado. Contudo, nem sempre as empresas conseguem manter o controle de qualidade eficiente, como mostramos nesse post, referente a um descaso hídrico na região metropolitana do Rio de Janeiro.


O devido cuidado com a água é de suma importância para fornecer e garantir a saúde e o bem-estar de todos que utilizam ela. E não podemos deixar de pontuar que nos locais onde há baixo controle da qualidade de água, são lugares onde a taxa de doenças ocorridas após a ingestão de líquidos é incrivelmente alta. A água é um meio fácil de transmissão de doenças, portanto, agentes contaminantes (vírus, bactérias, protozoários e helmintos), devem ser controlados para que as infecções sejam reduzidas. Não havendo o devido controle e análise, podem ocorrer diversas doenças, como infecções urinárias e intestinais, pneumonias, meningites, entre outras.


Um ser humano adulto, possui cerca de 60% do corpo formado por água, logo não é difícil imaginar que sem o controle e análise da qualidade desse precioso líquido que nos mantém ativo no planeta, possa haver a contaminação do nosso corpo trazendo prejuízos que podem perdurar uma vida toda.

Sua Água é Confiável?


Para uma água ser considerada confiável, ela tem que ser considerada potável. O que é uma água potável?


Uma água potável é uma água que atende aos padrões de potabilidade. Ou seja, ela não oferece riscos à saúde.


Portanto, para uma água ser considerada potável ela deve atender aos elementos estabelecidos para parâmetros físicos, microbiológicos, organolépticos, cianobactérias e radioatividade.

Como testar a potabilidade?


Nós da Flora Jr. realizamos esse procedimento através da coleta, processamento e posterior entrega das análises microbiológicas. Não deixe de realizar o procedimento, seja para seu estabelecimento ou para sua casa. Preze pela saúde e segurança de todos. Entre em contato conosco!

 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

9.165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page